22/04/2024 08h00
atualizado em: 19/04/2024 12h02

Atendendo lei de autoria do vereador, eventos serão realizados envolvendo profissionais da saúde e a população em geral

De autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), a Lei nº 12.807, de 26 de maio de 2023, instituiu no calendário oficial do município de Sorocaba a “Semana Municipal de Conscientização da Doença de Parkinson”, a ser realizada anualmente em torno do dia 22 de abril, sob o símbolo da “Tulipa Vermelha”. As ações têm como objetivo disseminar a importância do tema e abordar de forma educativa, trazendo informações importantes de prevenção, cuidado e tratamento.

“Nosso objetivo é promover ações para conscientização e combater o preconceito sobre a doença. A lei ainda é nova e esse será o primeiro ano de realização dessa semana especial”, conta Fábio Simoa, detalhando que a lei prevê atividades ao longo do período envolvendo a comunidade médica, profissionais da saúde e a população em geral. Na última quinta-feira, 18, o vereador concedeu uma entrevista sobre o tema na Rádio Câmara, disponível no canal do YouTube do Legislativo.

A Doença de Parkinson é uma patologia crônica, progressiva e degenerativa que atinge funções vitais do corpo, como os movimentos e o equilíbrio, resultando em lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e alterações do sono, entre outros sintomas. A enfermidade compromete o sistema nervoso central, impedindo ou trazendo dificuldade à transmissão de informações entre as células nervosas.

Uma tulipa vermelha foi escolhida como emblema da conscientização sobre a Doença de Parkinson como uma homenagem ao médico James Parkinson, que descreveu pela primeira vez a condição em seu ensaio "An Essay on the Shaking Palsy", em 1817. A escolha do símbolo é uma referência a uma variedade da planta que foi batizada com o nome de James Parkinson em homenagem ao médico.

Confira o calendário das ações:

Palestra na UBS Wanel Ville

Palestra na UBS Brigadeiro Tobias

Palestra na Igreja Videira (Rua José Trugilano, 1046 – Vitória Régia)

(Assessoria de imprensa – vereador Fábio Simoa – Republicanos)