Rodrigo Bussad, junto com Lucas Iessi, que fez uma participação especial no programa, lança neste sábado, 20, o EP Catastasis
O handpan, instrumento suíço em formato de disco, tocado com as mãos e de sonoridade única, foi apresentado ao público da Rádio Câmara Sorocaba pelo músico sorocabano Rodrigo Bussad, que participou do “Manhã Câmara” desta sexta-feira, 19. No programa, conduzido por Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, o artista resgatou a origem e história do instrumento e também falou sobre sua formação e carreira artística.
Formado em música pela Unicamp e doutor em composição pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, país onde também concluiu seu mestrado, o artista é o único especialista em handpan na região de Sorocaba. O instrumento de percussão idiofônico (quando a própria ressonância gera o som) foi patenteado no início dos anos 2000. “É um instrumento do agora, quem conhece, provavelmente é pelo YouTube. Eu mesmo só fui ver o instrumento ao vivo, pela primeira vez, em 2016 e só adquiri o meu em 2022. Por muitos anos era muito difícil de se adquirir, pois só existia um fabricante na Suiça”, lembrou.
Hoje existem luthiers europeus e americanos e também no Brasil, onde já temos grandes marcas, incluindo uma fábrica em Mairiporã, segundo Bussad. “Me imagino como um dos embaixadores do instrumento, porque eu realmente gostaria que as pessoas tivessem mais contato com o handpan”, destacou. O músico também já levou sua arte pelo mundo, incluindo diversos países europeus, sempre em conexão com outros artistas.
No ano passado, o compositor escreveu sua primeira peça para uma orquestra de câmara e handpan, chamada “O nome do vento”, estreada em Chicago (EUA). “Quero cada vez mais inserir esse instrumento no mundo da música de câmara, na música clássica”, frisou. Bussad também tem um trabalho voltado para a Yoga e produz vídeos no projeto “Handpan Moves”, além de ministrar aulas.
Parceria – Junto com Lucas Iessi, que fez uma participação especial no programa, Rodrigo Bussad forma o duo Echotonic. Os músicos lançam neste sábado, 20, o EP Catastasis, com quatro músicas, produzido com recursos da Linc (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba). Os artistas também realizam amanhã um workshop gratuito sobre o processo de composição, a partir das 17h, no Espaço Criar, localizado na Avenida Arthur Fonseca, 225. O Manhã Câmara com Rodrigo Bussad e Lucas Iessi pode ser visto na íntegra nas redes sociais do legislativo sorocabano.