18/04/2024 16h35
atualizado em: 18/04/2024 16h38

Membros do Rotary Clube e do Centro de Valorização da Vida (CVV) estiveram reunidos com o vereador Dr. Hélio Brasileiro, na manhã desta quinta-feira (18), para discutir e apresentar novas ideias envolvendo a prevenção do suicídio, grave problema de saúde pública. O encontro, na Câmara Municipal, foi originado pouco antes da aprovação do Projeto de Lei nº 35/2024, de autoria do parlamentar, que institui a política de apoio à saúde mental em Sorocaba.

Na ocasião, Celso Aparecido Pinto e Roberto Carreo, representando as duas entidades, aproveitaram para parabenizar a iniciativa do vereador em promover políticas públicas que englobam este problema de saúde e que possui índices alarmantes. No Brasil, há uma média de 38 suicídios por dia. A cada suicídio, estima-se que 25 pessoas façam uma tentativa e muitas mais pensam seriamente nele. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente.

Já na tribuna, o vereador Dr. Hélio defendeu a necessidade do projeto para fazer com que a Prefeitura crie medidas e ações para promover a saúde mental no âmbito administrativo municipal. “Cada vez mais está aumentando a demanda para a saúde mental. A saúde mental dos trabalhadores e até dos alunos das escolas é um fator essencial para o bom funcionamento da administração e para a qualidade dos serviços prestados à população. Infelizmente a nossa sociedade, como um todo, está doente. Como médico, observo certos comportamentos e, para mim, eles são assustadores, como por exemplo o caso de uma senhora que levou um cadáver em cadeira de rodas em uma agência bancária do Rio de Janeiro. Em redes sociais virou até piada, mas esse tipo de comportamento mostra um distúrbio de caráter gigante”, explica.

O parlamentar ainda citou a quantidade de profissionais da área da educação que fazem uso de medicamentos que agem no sistema nervoso central. “A partir do momento que se tem um projeto desses, que também contempla a atenção com as crianças, acaba por aliviar os problemas que possam ter esses profissionais, tão essenciais, mas infelizmente desvalorizados pela sociedade”, relata Dr. Hélio.
Aprovado em primeira discussão, agora o PL aguarda a aprovação em segunda discussão, que acontecerá na próxima terça-feira (23).

O Projeto - Dentre as diretrizes do projeto, estão a promoção de campanhas de conscientização no ambiente escolar; criação de programas de formação e capacitação sobre identificação e manejo de situações relacionadas à saúde mental; implementação de medidas para redução de estresse no ambiente escolar e de trabalho; disponibilização de programas de suporte psicológico e psiquiátrico para alunos e trabalhadores que necessitem de acompanhamento; criação de um canal de comunicação confidencial para denúncia de situações de assédio moral, abuso ou negligência que possam afetar a saúde mental dos alunos e trabalhadores; promoção de eventos tais como palestras, workshops e grupos de apoio; garantia de afastamento médico relacionados a transtornos mentais que não ocasionem falta ao aluno e descontos em quaisquer gratificações recebidas pelo trabalhador.

O CVV - Fundado em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente. Nestes canais, são feitos mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.500 voluntários, presentes em 20 estados, além do Distrito Federal.

(Assessoria de Imprensa – Dr. Hélio Brasileiro/PRD)