18/04/2024 16h10
atualizado em: 18/04/2024 16h34

A conselheira Cláudia Rosa dialogou com os parlamentares a respeito dos problemas enfrentados pelos idosos e das ações para minimizá-los

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cláudia Rosa, usou a tribuna durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quinta-feira, 18, quando falou dos projetos do conselho, entre eles, as instituições de longa permanência para idosos, e discorreu sobre a questão dos idosos em geral. A conselheira agradeceu o apoio do vereador Dylan Dantas (PL) para que falasse em plenário.

Cláudia Rosa observou que a população idosa no Brasil vem crescendo nas últimas décadas, inclusive em Sorocaba, e adiantou que o país precisa se preparar para essa realidade. Segundo ela, o conselho está desenvolvendo vários projetos para os idosos, na área de qualidade de vida e prevenção à saúde, que serão realizados de forma descentralizada, sendo levados aos bairros, às unidades de saúde, às associações de moradores, aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

“Um desses cursos tem como objetivo preparar os idosos para a nova realidade tecnológica em que vivemos, ensinando o idoso a não cair em golpes, pois banco físico será algo muito raro, então o idoso tem que saber mexer no celular para não ser enganado”, afirmou, lembrando que, cada vez mais, todas as necessidades contemporâneas, inclusive as da população idosa, como conta em banco, aposentadoria etc., são realizadas virtualmente, exigindo domínio da tecnologia.

Cláudia Rosa também lamentou o fato de muitos idosos serem explorados por seus familiares, no interior de suas casas, uma vez que não são alcançados pelas instituições. “Muitos idosos estão dentro de casa, sofrendo com violência doméstica, psicológica, financeira, tendo seus recursos dilapidados, e não conseguimos chegar até eles. Muitos estão bancando seus netos, seus filhos, deixando de viver, de ter qualidade de vida. Muitas vezes o idoso é visto como um recurso, um recurso financeiro para os próprios familiares”, lamentou, convidando os vereadores a visitarem o conselho.

Diálogo com parlamentares – Vários vereadores parabenizaram o Conselho Municipal do Idoso pelo trabalho desenvolvido e fizeram observações sobre o tema. O vereador Luis Santos (Republicanos) falou sobre a questão da sede do conselho, uma das bandeiras de seu mandato. O vereador Cristiano Passos (Republicanos) enfatizou que a pauta do idoso tem de ser tratada com carinho e dedicação, enalteceu o trabalho do conselho e defendeu a pauta do esporte para os idosos.

O vereador Dylan Dantas (PL) se colocou à disposição do conselho e falou de sua luta por um centro de fibromialgia, que, segundo ele, também iria beneficiar os idosos. O vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil) ressaltou o papel dos conselhos municipais como instrumento de políticas públicas devido à sua vivência com a comunidade. A vereadora Iara Bernardi (PT) indagou sobre as “Casas-Dia” para os idosos e, segundo a conselheira, só há uma dessas casas na cidade, havendo a necessidade de mais.

O vereador Rodrigo do Treviso (PL) falou de emendas que destinou ao atendimento dos idosos. A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) chamou a atenção para os casos de violência sofrida pelos idosos, muitas vezes pelos próprios filhos que são dependentes químicos. Por fim, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) lembrou que, em audiência pública que realizou, foi elaborada uma minuta do Plano Municipal da Pessoa Idosa, que está em discussão no âmbito da administração municipal.