17/04/2024 15h12
atualizado em: 17/04/2024 15h13

Encontro foi organizado na tarde desta quarta-feira, 17, pelas comissões de Habitação e de Obras da Câmara Municipal.

Na tarde desta quarta-feira, 17, vereadores participaram de uma reunião, organizada pelas comissões de Habitação e Regularização Fundiária e de Obras, Transportes e Serviços, para discutir a revisão do plano diretor junto ao secretário municipal de Planejamento (Seplan), Glauco Fogaça, equipe técnica da pasta e representantes do escritório Stúdio K, que presta consultoria no desenvolvimento do trabalho do projeto que deverá ser pautado ainda este ano, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Sorocaba, após 10 anos da última revisão, em 2014.

Participaram do encontro o presidente da Comissão de Habitação, vereador Caio Oliveira (Republicanos), os membros vereador Fabio Simoa (Republicanos) e vereador Luis Santos (Republicanos); o presidente da Comissão de Obras, vereador Francisco França (PT), e os membros Silvano Junior (Republicanos) e Rodrigo do Treviso (PL); além dos vereadores Ítalo Moreira (União), Cristiano Passos (Republicanos), Fernanda Garcia (PSOL) e  presidente do Legislativo, vereador Claudio Sorocaba (PSD). Outros vereadores estiveram representados por assessores e o secretário de Habitação, Thiago da Guia, também esteve presente na reunião.

“A ideia deste encontro era otimizar as duvidas dos vereadores sobre o desenvolvimento da revisão do plano diretor e montar uma programação de reuniões para que na apresentação da proposta tenha o menor número possível de emendas” disse Caio Oliveira. Segundo o vereador, o próximo passo será de reuniões individuais do secretário de planejamento com os parlamentares, para ouvir as demandas de cada mandato.

Caio finalizou explicando que o objetivo da Câmara é ter uma proposta consolidada entre julho e agosto, para ser discutidas em audiências públicas, com a participação da população. “Tivemos um importante participação dos vereadores nesta primeira reunião o que mostra o interesse e o comprometimento pelo tema”, afirmou.

O secretário Glauco Fogaça explicou que a revisão do plano diretor será realizada em quatro etapas, sendo as duas primeiras de diagnósticos internos que estão sendo trabalhados com as secretarias e conselhos municipais. Em seguida, será apresentado um pré-plano de revisão, para ser amplamente discutido com a sociedade, em reuniões temáticas, antes da última etapa, que será o plano final de revisão, previsto para outubro, e com a realização de audiência públicas.

“A Câmara tem um papel fundamental, pois é aqui que será aprovada e discutida a revisão do plano diretor. Queremos estreitar a relação com os vereadores para que a gente caminhe paralelamente, e entender as necessidades da população que serão trazidas por cada parlamentar. Esse projeto não é só do Executivo, é da Câmara também”, destacou Fogaça.