O senhor Juvenal Ferraz está prestes a completar 100 anos de vida, está casado há 77 anos e tem seis filhos, doze netos e treze bisnetos
O senhor Juvenal Ferraz – que está prestes a completar 100 anos de vida, está casado há 77 anos e tem seis filhos, doze netos e treze bisnetos – foi homenageado com votos de congratulações pela Câmara Municipal de Sorocaba durante a sessão ordinária de terça-feira, 9, por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP).
Em deferência ao homenageado, o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PSD), a pedido de Fernando Dini, quebrou o protocolado para realizar a entrega dos votos antes do final da sessão, com a anuência dos demais parlamentares, inclusive das vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL), que postergaram seu direito à palavra para possibilitar a antecipação da homenagem. O presidente da Casa pediu uma salva de palmas para o homenageado.
História de vida – Juvenal Ferraz nasceu em 23 de junho de 1924. É casado com Júlia Martins Ferraz desde o dia 15 de fevereiro de 1947, quando ele tinha 23 anos e ela, 17 anos. Eles se conheceram no Bairro Mato Dentro, onde ambos nasceram. Seguem casados há 77 anos e, apesar das dificuldades com a saúde e a locomoção, nunca deixam de dar um bom dia e uma boa noite, sempre com beijinhos, e fazem juntos suas orações da manhã e da noite, conforme relatam os parentes.
Na justificativa da homenagem, o vereador Fernando Dini conta que Juvenal Ferraz trabalhou na Fábrica de Tecidos Votorantim até a aposentadoria. Nas horas vagas, fazia chinelos e sapatos com pneus e também trabalhava como servente de pedreiro para completar a renda. Já dona Júlia costurava calças sociais para contribuir com a renda familiar. O casal reside no mesmo imóvel desde que se mudaram do Bairro Mato Dentro para o Jardim Parada do Alto. A casa foi construída no decorrer dos anos, um cômodo por vez, conforme a família crescia e as condições financeiras permitiam.
Religiosidade familiar – Juvenal participa com a família das atividades católicas, pois a vida religiosa familiar teve início na comunidade de São Pedro, no Bairro Barcelona, e, mais tarde, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, assim que foi construída, no mesmo bairro em que mora hoje. Seus filhos e netos atuam como catequistas, coordenadores de pastorais, ministros e legionários, sempre evangelizando com a palavra de Deus.
“Nós gostaríamos somente de olhar para cada um de vocês e dizer: ‘Que Deus me conceda chegar a essa idade sendo cuidado pelos filhos, pelos netos’. Pois eu presenciei a dedicação dos filhos, netos e demais familiares de seu Juvenal, que dão a ele todo o amor e carinho, coroando 77 anos de união no caminho da fé, no caminho da verdade, no caminho de Deus” – afirmou Fernando Dini na entrega dos votos de congratulações, que contou com a participação dos demais vereadores.