09/04/2024 16h15

Parlamentar participou, na tarde desta terça-feira (9), do programa “Bate-papo com os Vereadores”, onde falou do trabalho no Legislativo.

O vereador Fausto Peres (Podemos) participou do programa “Bate-papo com os Vereadores” na tarde desta terça-feira (9), na TV Câmara Sorocaba, e falou sobre o trabalho desenvolvido em seu segundo mandato no Legislativo sorocabano. Entre os temas tratados, o parlamentar destacou ações pelos motoristas de aplicativos, educação, saúde e o bem-estar animal no município.

“Tenho um trabalho bem elaborado com mais de 80 projetos que se tornaram lei na cidade  de Sorocaba”, disse Fausto Peres, que também elogiou a atuação da equipe do gabinete no atendimento da população. O vereador lembrou que, recentemente, foi homenageado pela diretoria do Esporte Clube São Bento, pelo trabalho voluntário de mais de 18 anos como locutor oficial do clube no estádio municipal. “Nos momentos de gloria e nos difíceis sempre estive com o clube”, contou, lembrando que acompanhou o Azulão desde a série A-3 do Campeonato Paulista, passando até pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Fausto Peres contou sobre a luta pelos motoristas de aplicativos e a participação na manifestação organizada pela categoria contra o PLP 12/2024, que trata do trabalho intermediado por empresas operadoras de aplicativos. Ele lembrou que foi o autor do projeto de lei que regulamentou a atividade no município e que hoje o desafio é contra o PL federal que, de acordo com a categoria, traz prejuízos aos trabalhadores e usuários. O vereador fez uma moção de repúdio contra o projeto e afirmou que a categoria tem crescido na cidade, sendo uma oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho.

Outra reivindicação do vereador que será colocada em prática para beneficiar os trabalhadores é o espaço motoboy para atender uma categoria não era respeitada, mas é muito importante para a sociedade. “Será na Avenida Ulisses Guimarães, próximo ao Shopping Cidade. Agora com conforto, terão um espaço onde poderão esquentar lanches, haverá tomadas para carregar celular, wi-fi. É o primeiro espaço, e está previsto outro para a Praça Nove de Julho”, disse Fausto Peres, lembranado que atualmente são mais de 2 mil motoboys que atuam na cidade. “Isso sim é valorizar o trabalhador”.

Sobre melhorias para bairros de Sorocaba, Fausto Peres contou sobre a chegada de asfalto no bairro Jacutinga, bem como rede de esgoto, após várias reuniões com os moradores e requerimentos á prefeitura. “Foi uma luta que conseguimos ajudar, estou muito feliz e a população mais ainda”. Outra reivindicação do vereador é a inclusão do mel na alimentação escolar. Segundo ele, Sorocaba é referência no beneficiamento do alimento. “Vamos valorizar o que é nosso e adquirir esses produtos produzidos aqui em Sorocaba”.

Fausto Peres contou sobre demandas atendias para escolas do Mineirão e do Jardim Bonsucesso e o trabalho para reativação dos prédios do Sabe-Tudo, no total de 32, para oferecerem cursos de formação para a população. Segundo ele, a unidade do Jardim Bonsucesso foi a primeiro a receber o programa Conecta, equipado com notebooks e impressora 3d, para oferece atividades para estudantes no turno e contraturno escolar.

O vereador explicou sobre os projetos de lei para gratificação concedida pelo exercício das atividades de “Agente de Contração e Pregoeiro” e para aumento de concessão de IFA (Incentivo Fiscal Adicional) aos agentes comunitários de saúde e de endemias por insalubridade. Também falou sobre o PL para criação de serviço de fisioterapia domiciliar assistida, que se tornou lei, mas não vem sendo cumprida pela prefeitura. “Vou conversas com o prefeito e o secretário da saúde para saber o que estão fazendo para esse projeto entrar em prática”, afirmou. Na área da saúde, o parlamentar ainda alertou a população sobre os casos de dengue no município e pediu conscientização sobre ações de prevenção, como evitar deixar água parada.

Presidente da Comissão de Bem-Estar e Proteção Animal da Câmara, Fausto Peres lembrou da campanha “Abril Laranja”, de prevenção à crueldade contra animais, e destacou iniciativas voltadas aos animais, como a criação do Resgate Animal, com viaturas do Samu Animal, e a Patrulha Animal, para tender denúncias de maus tratos. Ele também falou sobre a construção de clínica veterinária municipal, no Jardim Betânia, que deve entrar em atividade em breve. “A previsão é que entregue para atender a população a partir de maio”, disse, explicando que a clínica vai anteder gratuitamente famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico.

Na área da saúde, citou a ocorrência de falta de medicamento na rede municipal, por problemas na licitação para compra. Ele contou ter recibo várias reclamação, mas que o problema foi resolvido pela prefeitura. O vereador ainda falou sobre requerimento para alterar a cobrança de multas no sistema “Comunique-se” para liberação de obras e sobre a realização do Gabinete Itinerante, para atender a população diretamente nos diversos bairros de Sorocaba. A entrevista completa pode ser conferida na programação da TV Câmara ou pelas redes socais do Legislativo (YouTube e Facebook).