A iniciativa foi do vereador Francisco França (PT), que promove o evento todos os anos homenageando pessoas e entidades
O Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de segunda-feira, 8, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Francisco França (PT), que realiza o evento todos os anos, quando são homenageadas as entidades que atuam nessas áreas.
Francisco França presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: coordenador técnico da Rede de Saúde Pública, Alexandre Ascencio, representando o secretário de saúde, Cláudio Pompeo; Letícia Hoffmann Castanho, presidente da Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer); o publicitário Marcos Baleeiro, da Agência Maker; Regina das Dores Ferreira Mônego, fundadora da Asipeca; e Richard Freires, diretor administrativo da Asipeca.
“Estou nesta Casa de Leis há cinco mandatos e tive o prazer, antes de ser vereador, de conhecer o seu Milton e a dona Célia, que resolveram fundar uma entidade para ajudar as pessoas com câncer, já quando eu estava no meu primeiro mandato. Essa iniciativa deu certo e a Asipeca, hoje, é uma grande referência, não só em Sorocaba, mas em nível regional, pelo trabalho formidável que faz em prol das pessoas que têm câncer e suas famílias. E, mais recentemente, a Asipeca passou a trabalhar também com a causa das pessoas autistas” – afirmou Francisco França, ao saudar os presentes na sessão solene.
Trabalho da Asipeca – Francisco França ressaltou que o objetivo da sessão solene, que realiza todos os anos, é mostrar para a população o grande trabalho que a Asipeca realiza em Sorocaba e região. “A Asipeca é uma entidade fundamental do terceiro setor, que muito ajuda o poder público. Nesses quase 20 anos de sua existência, todos os prefeitos e prefeitas que passaram pela nossa Prefeitura reconheceram o trabalho da entidade e vão continuar reconhecendo. Sempre digo que nós, mandatários, passamos, mas a necessidade da população permanece e, por isso, o trabalho social é imprescindível” – acrescentou França.
Em seu discurso, o parlamentar observou que, tanto no caso do câncer quanto do autismo, o diagnóstico precoce faz muita diferença: “No caso do câncer, pode significar a cura. No caso do autismo, resulta em socialização e aprendizado. Por isso é tão importante o trabalho desenvolvido por entidades como a Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer e Autismo), a AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba) e AMDE (Associação Amigos dos Deficientes), o Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) e a Irmandade da Santa de Misericórdia de Sorocaba”, afirmou.
Políticas públicas – Além da importância do diagnóstico precoce, Francisco França enfatizou que tanto o câncer quanto o autismo necessitam não só de cuidados médicos, mas também de políticas públicas que garantam atendimento multidisciplinar a essas pessoas e seus familiares. Nesse sentido, França é o autor da Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 42, de 13 de agosto de 2015, que tornou obrigatória a execução das emendas parlamentares no orçamento municipal, determinando, ainda, que parte delas têm de ser obrigatoriamente destinadas à saúde, o que beneficia hospitais e entidades de apoio a pacientes e familiares.
Francisco França também é autor da Lei nº 12.683, de 18 de novembro de 2022, que torna obrigatória, nos parques de diversões da cidade, a gratuidade para pessoas com deficiência, como forma de inclusão social desse segmento. Essa lei também beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como alunos de escolas públicas municipais. “Na nossa Festa Junina, por exemplo, haverá um espaço e um momento para receber esse público”, exemplificou.
“Acolher e amar” – Marcos Baleeiro, da Agência Maker, falou do papel decisivo do terceiro setor para a sociedade, citou a importância da comunicação para que as entidades sociais tenham visibilidade junto ao público e lembrou que Sorocaba conta com mais de 90 entidades ligadas ao terceiro setor. Em seguida, Baleeiro exibiu um vídeo produzido pela agência com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pela entidade e tendo como lema: “Asipeca: acolher é amar e transformar vidas”. E também conclamando: “Seja um doador ou voluntário”.
A presidente da Asipeca, Letícia Hoffmann Castanho, agradeceu o vereador Francisco França pela realização da sessão solene. “Os casos de câncer e autismo são complexos e demandam uma abordagem multidisciplinar. Na Asipeca oferecemos várias especialidades para ambos os atendimentos, visando sempre, no caso oncológico, ter o processo de diagnóstico e tratamento sendo realizado da melhor maneira possível, com menos intercorrências de internações. No caso do autismo, visamos com os profissionais envolvidos uma melhor qualidade de vida e autonomia na vida cotidiana”, afirmou Letícia Castanho, que também discorreu sobre os desafios da entidade.
A sessão solene – que contou com apresentações musicais do Coral “Fim de Papo”, sob a regência de Karen Sousa e Pamela Silva – foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais está disponível na íntegra.