Segurança pública, proteção às mulheres, apoio ao esporte e combate à dengue foram temas tratados pelo vereador
Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 9, ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, o vereador Fernando Dini (PP) destacou diversas ações de seu mandato. Nos três primeiros meses deste ano, o parlamentar ultrapassou a marca de 500 indicações ao Executivo municipal, cobrando o atendimento de demandas da população sobre os mais variados temas.
Dini explicou que os pedidos encaminhados – 553 no total, dando uma média de 12 a 13 por dia – são dos próprios munícipes e chegam por diversas vias, como redes sociais, WhatsApp e seu escritório político. Entre as reivindicações estão serviços como podas e supressões de árvores, tapa-buracos, recapeamento asfáltico e instalação de contêineres.
De acordo com o vereador, a maior demanda, entretanto, é a de troca de lâmpadas queimadas. Dini enfatizou a importância da iluminação pública para a segurança dos cidadãos e lembrou que a Câmara Municipal aprovou, no ano passado, um projeto para substituir toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED, contribuindo para a melhoria do ambiente urbano e proporcionando mais segurança à população.
Proteção social – O vereador destacou propostas de sua autoria para a Zona Norte, entre elas a instalação do segundo batalhão da Polícia Militar na maior região da cidade. De acordo com Dini, a secretaria estadual de Segurança Pública já está buscando uma área para isso. Outras demandas cobradas pelo parlamentar para a Zona Norte são a instalação da Delegacia da Mulher junto ao plantão policial, assim como a reintrodução do conselho tutelar na região.
Também em defesa das mulheres, Dini discorreu sobre a lei de sua autoria que instituiu o benefício de auxílio aluguel, no valor de R$ 700 mensais, prorrogáveis por igual período, para as vítimas de violência doméstica. A norma poderá ser alterada por meio de novo projeto, em pauta na sessão ordinária desta terça-feira, visando dar maior celeridade à concessão do benefício, retirando a existência de medida protetiva como condição para acesso ao auxílio aluguel.
O vereador destacou ainda suas ações em prol dos feirantes locais e do esporte sorocabano, incluindo destinação de verbas, por meio de emendas impositivas, para projetos sociais que beneficiam cerca de mil crianças na cidade.
Por fim, Dini alertou para os riscos da epidemia de dengue na cidade e mencionou uma lei de sua autoria que institui o IPTU progressivo, visando combater o surgimento de criadouros do mosquito da dengue em imóveis abandonados.
O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser assistido na íntegra.