08/04/2024 10h51

Thiago Pereira recebeu o Título de Cidadão Emérito em sessão solene realizada por iniciativa do vereador Aith

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na noite da última sexta-feira, 5, por iniciativa do vereador Aith (Republicanos), sessão solene para outorga do Título de Cidadão Emérito para o engenheiro e gerente geral do Instituto Adimax, Thiago Henrique Guimarães Pereira, responsável por diversos projetos de inclusão social e bem-estar animal promovidos pela organização.

A mesa de honra da solenidade contou com a presença, ao lado do parlamentar proponente, das seguintes autoridades e personalidades: Ronaldo Lira, promotor de Justiça; Fernanda Campos, juíza do Trabalho de Campinas; Wilson Negrão, diretor do Deinter 7; Adir Comunello, presidente do Grupo Adimax; Laelson Rodrigues, diretor da Fundação Ubaldino do Amaral; Pascoal Martinez Munhoz, presidente do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS); o empresário José Eduardo de Souza; e o médico e presidente da Associação Natal Sem Fome, Igor Marchetti. Amigos, familiares e demais autoridades estiveram presentes na mesa entendida e na galeria do plenário.

O vereador Aith, em discurso ao homenageado, destacou sua simplicidade, bondade e busca constante por melhoria e envolvimento em questões sociais, incluindo a promoção da inclusão de pessoas com deficiência. “O caminho que Deus coloca em nossa vida é uma missão. E a sua missão é de impactar vidas. Não tem sentimento mais satisfatório do que ver tantas homenagens agradecendo a você, de tantas pessoas que você pôde ajudar”.

Thiago Pereira foi homenageado através de discursos, mensagens em vídeo e apresentações musicais da cantora Kátia Garcia, que é deficiente visual e colaboradora do Instituto Adimax.

Sobre o homenageado – Thiago Henrique Guimarães Pereira nasceu em Sorocaba no dia 8 de junho de 1984; é filho de Walquíria Regina Ramires Miguel e Roberto Guimarães Pereira. Criado no bairro da Vila Santana, onde seus avós maternos moraram durante 60 anos, cursou o ensino fundamental no Colégio Veritas; depois foi para o Colégio Mundo Novo, onde ficou até concluir o terceiro ano do colegial. Possui graduação em Engenharia de Produção, Gestão Ambiental e Química Industrial; além de pós-graduações em Engenharia Industrial pela FGV e MBA em Sustentabilidade pela Ufscar.

Em 2004, iniciou a carreira profissional ao ser aprovado no processo seletivo para atuar na área de sustentabilidade na empresa multinacional Dana Indústrias, na unidade de Sorocaba; trabalhou ainda na multinacional Ihara. Em 2013, ingressou Grupo Adimax para ocupar o cargo de gerente corporativo de saúde, segurança e meio ambiente (SSMA).

Em junho de 2018, foi convidado pelo empresário Adir Comunello, presidente do grupo, para assumir a gerência geral do Instituto Adimax: um complexo com 15 mil metros quadrados, localizado em Salto de Pirapora, na Região Metropolitana de Sorocaba, que estava em fase de conclusão.

Em setembro do mesmo ano, o instituto foi inaugurado e aos poucos tornou-se um dos principais programas sociais do país. A organização sem fins lucrativos promove a inclusão social e o bem-estar animal tendo como lema “amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência”.

As ações alcançam diferentes públicos, como instituições que amparam cães e gatos em situação de abandono; tutores com baixa renda que possuem cães ou gatos com alguma deficiência; idosos que residem em casas de repouso; crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista); pessoas com deficiência visual ou intelectual; pacientes de hospitais.

Além do Programa Inclusão e Vivências e do Programa Cão e Cidadania, o trabalho gerido pelo engenheiro Thiago Pereira resulta ainda na criação e no treinamento de cão-guia para pessoas com deficiência visual ou outras deficiências. O instituto é considerado o maior complexo de cães-guia e assistência da América Latina.

Sob comando de Thiago Pereira, o Adimax promove também palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas em grupos, ações de divulgação para conscientização e engajamento à causa; além de treinamentos para pessoas de todo o país e até do exterior que procuram o instituto.

Além de se dedicar ao trabalho, Thiago Pereira também zela pela sua família, a esposa Camila Campos, com que está casado há 12 anos, e os filhos Alice e Theo.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser vista na íntegra.