04/04/2024 17h28

Encontro teve como objetivo avançar na construção de sugestão de novo decreto municipal para melhorar a oferta do serviço.

Na tarde desta quinta-feira, 4, a Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Legislativo, presidida pelo vereador Péricles Régis (Podemos), realizou nova reunião para tratar de melhorias e a sugestão de um novo decreto para regulamentação do Transporte Especial de Sorocaba, com a participação de representantes da Urbes, do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), das Secretarias de Educação (Sedu), de Saúde (Ses) e Cidadania (Secid), além de usuários do transporte especial.

“Essa reunião teve como objetivo apresentar uma atualização sobre o trabalho que em sendo realizado, como as visitas que nossa assessoria realizou, tanto na Secid quanto na Urbes, para observar os gargalos do sistema. Também definimos alguns ofícios a serem encaminhados com sugestões dos usuários, como a parada de ônibus fora dos pontos para quem cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida”, contou Péricles Régis.

Na reunião, foi apresentado um panorama inicial do novo roteirizador implantado pela Urbes para organizar o transporte especial, e que vem sendo testado nos finais de semana, além da sugestão de desburocratização da solicitação de vagas, com o serviço sendo centralizado na Urbes, sem a necessidade do solicitante ter que passar pela Secid para efetuar o cadastro prévio. Para isso, foi justificado que a localização do prédio da autarquia pode atender os usuários por ser térreo, possuir acessibilidade e possuir uma parada de ônibus em frente, além de estacionamento.

Outro ponto abordado durante o encontro foi o alto índice de cancelamentos de viagens, que prejudicam o serviço e o atendimento dos usuários. Os participantes indicaram como solução a criação de regras para evitar as constantes ocorrências e uma campanha de conscientização sobre a importância do bom uso do serviço.

O vereador contou que serão agendados novos encontros para a construção de uma sugestão de atualização do decreto municipal sobre o transporte especial. “A ideia é que a próxima reunião a gente traga uma minuta de decreto, seguindo o conteúdo das atas das reuniões, para que possamos trabalhar ponto a ponto”, disse. Ele também convidou as pessoas interessadas em participar da iniciativa a procurar o gabinete ou entrar em contato pelas redes sociais do mandato para participar dos próximos encontros.