03/04/2024 14h27
atualizado em: 03/04/2024 15h06
Facebook

O vereador salienta que a proposta tem como objetivo promover a saúde do trabalhador, por meio de ações preventivas sobre a síndrome

Com o objetivo de contribuir com a saúde dos trabalhadores, o vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil) é autor do Projeto de Lei nº 63/2024, que inclui no calendário oficial de Sorocaba o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Burnout, a ser celebrado, anualmente, na data de 10 de outubro. O projeto será votado na sessão ordinária da Câmara de Sorocaba, nesta quinta-feira, 4.

A proposta de João Donizeti – com parecer favorável da Comissão de Justiça – também prevê que, em torno da data, será realizada a semana dedicada a ações de prevenção e diagnóstico precoce da Síndrome de Burnout, com o objetivo de promover a saúde dos trabalhadores e oferecer orientações sobre o acesso à Atenção Integral à Saúde no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A Síndrome de Burnout, segundo os especialistas, caracteriza-se pelo esgotamento profissional e se trata de um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Os professores e os policiais estão entre as classes profissionais mais atingidas por essa síndrome, o que evidencia a importância de se conscientizar a sociedade sobre essa questão” – afirma João Donizeti.

A descrição da síndrome foi consolidada na década de 70 pelo psicólogo Herbert J. Freudenberger (1926-1999), um alemão de origem judia radicado nos Estados Unidos, e está registrada no Grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores relacionados ao emprego e ao desemprego que influenciam a saúde.