01/04/2024 15h12
atualizado em: 01/04/2024 15h13
Facebook

É o que prevê projeto de resolução do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), que denomina “Dr. José Jarjura Jorge Júnior” o ambulatório da Casa de Leis

Dr. José Jarjura ao receber o Título de Cidadão Sorocabano, meses antes de sua morteO otorrinolaringologista José Jarjura Jorge Junior, professor titular de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba (PUC-Sorocaba), que morreu em 2 de novembro do ano passado, aos 76 anos, deverá denominar uma dependência da Câmara Municipal de Sorocaba. É o que prevê o Projeto de Resolução nº 2/2024, de autoria do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), que confere o nome do médico ao ambulatório da Casa de Leis.

Dr. José Jarjura Jorge Junior foi professor titular da Faculdade de Medicina de Sorocaba, onde assumiu a coordenação da disciplina e da residência médica de Otorrinolaringologia, contribuindo para a formação de mais de 4 mil médicos e 130 médicos especialistas em Otorrinolaringologia, entre eles o vereador Dr. Hélio Brasileiro, proponente da homenagem.

Dados biográficos – Natural da cidade de São Paulo, onde nasceu em 1948, o médico José Jarjura Jorge Júnior era filho do casal Dilce Rizzo Jorge e José Jarjura Jorge. Formou-se em Medicina em 1973 pela Unicamp e fez residência médica em Otorrinolaringologia na Santa Casa de São Paulo de 1975 a 1978. Veio para Sorocaba em 1977, ainda residente, atuando como voluntário na equipe de professores, com o intuito de implantar a residência médica.

Em 1978 foi contratado pela PUC-SP como Auxiliar de Ensino. Impulsionado e estimulado pela carreira do ensino, defendeu seu Mestrado em 1979, também na PUC-SP. Em 1993, defendeu seu Doutorado na USP e, depois dos concursos pertinentes, chegou ao cargo de professor titular na Faculdade de Medicina de Sorocaba, assumindo a coordenação da disciplina e da residência médica de Otorrinolaringologia. 

José Jarjura Jorge foi casado com a arquiteta Elizabeth Stabenow Jorge durante 33 anos e teve duas filhas: Júlia Jorge, que é médica, formada em Sorocaba, e Renata que é engenheira. Amante da música, seu lazer predileto, o médico também tocava piano. Meses antes de morrer, em 30 de março de 2023, Dr. Jarjura foi agraciado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Sorocabano, também por iniciativa do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), que, na ocasião, definiu o Dr. Jarjura como sinônimo de “integridade, ética, retidão, justiça”.