26/03/2024 17h13
atualizado em: 27/03/2024 08h26

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (26), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 67/2024, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), que declara o Grupo “Samba, Choro e Seresta” como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Sorocaba. Fundado por Ângelo Muraro e Maria José Ribeiro Tavares Muraro (mais conhecida como Mazé), o grupo musical atua há mais de 20 anos na cidade e, conforme enfatiza o autor do projeto, "já se tornou uma verdadeira instituição cultural de Sorocaba, preservando a rica tradição do samba, do choro e da seresta, que são uma expressão da pluralidade da cultura brasileira”.

Ao longo de sua trajetória, o Grupo “Samba, Choro e Seresta” promoveu a vinda a Sorocaba de convidados especiais, como Paulo Vanzolini, Jamelão, Altemar Dutra, Ataulfo Alves, Robertinho Seresteiro e Tuco Pelegrino. Atualmente, o grupo está sob a supervisão de Marilda e seu esposo Oscar e se reúne todos os sábados, proporcionando cultura e entretenimento, além de ser uma forma de interação, encontro, diversão e boa música, com seus músicos apresentando muitas obras-primas do cancioneiro nacional.

A Comissão de Justiça apresentou parecer favorável ao projeto de lei, que foi defendido pelo autor na tribuna. “Fica aqui todo o meu carinho aos seresteiros de Sorocaba e aos que construíram esse legado. Espero que com a declaração de patrimônio cultural eles possam agregar mais pessoas interessadas e divulgar ainda mais essa nossa rica cultura”, afirmou.