Solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Ítalo Moreira, que destaca a contribuição dos princípios da ordem na formação dos integrantes
A Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União), realizou na noite da última sexta-feira, 15, sessão solene em comemoração ao Dia do DeMolay – ordem para a formação de jovens patrocinada e apoiada pela maçonaria. Comemorado anualmente no dia 18 de março, o Dia do DeMolay foi instituído em Sorocaba pela Lei nº 8.649, de 15 de dezembro de 2008, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku.
A mesa principal da solenidade contou com a presença do grande mestre da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, Maxwell Ferreira Teófilo da Silva; do oficial executivo da 32ª região, Renato Kotsuka; do mestre conselheiro regional, Igor Colombini; da presidente do clube de mães e amigos do Capítulo Jovens Templários de Sorocaba, Cristina Gomes Lotz Mazzali; e da suprema deputada da Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas, Rosalí Aparecida Papst Moretti. A mesa estendida foi formada por membros e representantes dos capítulos DeMolay da região de Sorocaba.
Em pronunciamentos durante a sessão solene, os membros, além de prestar homenagens às figuras de destaque da organização, salientaram o impacto positivo da Ordem DeMolay na vida dos jovens, promovendo valores como pureza, patriotismo e desenvolvimento pessoal.
Ítalo Moreira ressaltou que “todos os valores guiados pelos sete princípios dos DeMolay encaminham os jovens integrantes para o futuro de uma grande nação, na qual devemos honrar a cada dia, por cada sangue derramado, por cada antepassado que se sacrificou pela nossa pátria amada, Brasil”. O vereador salientou também a luta dos integrantes da ordem pela liberdade religiosa, pela liberdade de pensamento e principalmente pelos direitos civis, buscando garantir uma democracia plena.
Organização filosófica e fraternal, que tem como objetivo a formação cívica de jovens de 12 a 21 anos, do sexo masculino, a Ordem DeMolay foi fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land e, dois anos depois, passou a ser patrocinada e apoiada oficialmente pela Maçonaria, com cerca de 8 milhões de membros no mundo e cerca de 200 mil no Brasil.
A ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay (1244-1314), da Ordem dos Templários, que foi queimado na fogueira pelo Rei Filipe IV de França por não entregar seus companheiros e manter-se fiel aos seus juramentos. Entre os aprendizados que a ordem proporciona aos jovens constam: falar em público; procedimentos parlamentares; hierarquia e disciplina; respeito às regras; importância de auxiliar a comunidade; e responsabilidade.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, a sessão solene em comemoração ao Dia do DeMolay pode ser assistida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouYube).