A iniciativa do evento é do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que ressalta a contribuição do movimento da maçonaria para a formação dos jovens
O Dia do Demolay, ordem para a formação de jovens patrocinada e apoiada pela maçonaria, será comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada na noite desta sexta-feira, 15, às 19 horas, no plenário da Casa. A iniciativa do evento é do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que ressalta a contribuição do movimento para a formação dos jovens.
Organização filosófica e fraternal, que tem como objetivo a formação cívica de jovens de 12 a 21 anos, do sexo masculino, a Ordem DeMolay foi fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land e, dois anos depois, passou a ser patrocinada e apoiada oficialmente pela Maçonaria, com cerca de 8 milhões de membros no mundo e cerca de 200 mil no Brasil.
A ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay (1244-1314), da Ordem dos Templários, que foi queimado na fogueira pelo Rei Filipe IV de França por não entregar seus companheiros e manter-se fiel aos seus juramentos. Entre os aprendizados que a ordem proporciona aos jovens constam: falar em público; procedimentos parlamentares; hierarquia e disciplina; respeito às regras; importância de auxiliar a comunidade; e responsabilidade.
O Dia do DeMolay – comemorado anualmente na data de 18 de março – foi instituído em Sorocaba pela Lei nº 8.649, de 15 de dezembro de 2008, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais – YouTube e Facebook – da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.