Vereador solicita ao Executivo a instalação de câmeras para reconhecimento facial e de placas de veículos antes da inauguração do hospital público
Por meio de requerimento aprovado na última sessão ordinária e encaminhado ao Executivo, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) reforça a necessidade de instalação de sistema de videomonitoramento nas adjacências da clínica veterinária municipal, que será instalada na Zona Norte, para inibir o abandono de animais na região.
O vereador ressalta que é comum o abandono de animais próximo a locais que recolhem e abrigam animais, assim como clínicas veterinárias. Para evitar que o problema ocorra também no novo hospital público, Simoa requer a implantação de sistema de videomonitoramento eficiente, com câmeras capazes de fazer a identificação facial e de placas de veículos, antes mesmo da inauguração da clínica.
“Por mais reprovável que seja, é relativamente comum pessoas abandonarem animais, em especial feridos, nas portas das clínicas veterinárias ou na frente de ONGs que tem por vocação cuidar de animais, o que acaba sobrecarregando ainda mais estas entidades, que muitas vezes já trabalham no vermelho, apenas por amor à causa e ao bem-estar animal”, afirma.
Fábio Simoa destaca ainda que o abandono de animais é considerado crime e, portanto, além de políticas públicas de conscientização, é preciso reforçar medidas de repressão, sendo necessária a identificação dos infratores.