O secretário e vereador licenciado apresentou números das ações realizadas pela pasta e agradeceu os servidores pelo empenho
O vereador Cristiano Passos (Republicanos), que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Municipal de Esportes e Qualidade de Vida da Prefeitura de Sorocaba, visitou a Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 14, quando usou a tribuna para falar das ações da pasta. O secretário, vestindo uma camiseta do Programa “Caminha Sorocaba”, lembrou que nesta sexta-feira, 15, encerram-se as inscrições para o “Cruzeirão, o maior campeonato de futsal do Brasil”, como fez questão de frisar.
Antes de sua fala sobre a Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, Cristiano Passos agradeceu o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), pelo minuto de silêncio na sessão passada da Câmara, em virtude do falecimento da senhora Nilceia Rodrigues de Souza, de 46 anos, e do senhor Roberto Kruze, de 75 anos, que morreram atropelados na manhã de domingo, 10, na Avenida Ipanema. “Um pouco antes de morrerem atropelados, eles estavam atendendo, naquela manhã, um grupo de idosos e de crianças na igreja. Infelizmente, foram vítimas de uma imprudência”, lamentou Cristiano Passos, afirmando esperar que “a Justiça seja mais rigorosa em casos como esse”.
Dados da secretaria – Cristiano Passos apresentou os dados da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida. “Os atendimentos nos centros esportivos chegaram no ano passado a 88.040. O projeto de férias nos centros esportivos atendeu mais de 400 pessoas. O Projeto Caravana, que é ligado à Secretaria de Educação, atendeu 990 pessoas. Os eventos de caminhada também atenderam 1.582 pessoas e mais de 1.680 pessoas passaram nos eventos do governo”, contabilizou, lembrando ainda dos 67.926 agendamentos comunitários e mais de 35 mil agendamentos institucionais.
O secretário falou também da Taça Manchester, envolvendo 66 equipes, com 1.690 participantes e a Taça Cidade dos Tropeiros, com mais de 688 jogos e 6.488 participantes, além do Cruzeirão, que tem, em média, 2.400 participantes. O vereador e atualmente secretário falou de outras iniciativas na área do esporte, como o Programa Pedala Sorocaba, e enfatizou que para cada dólar investido no esporte economizam-se três dólares na saúde.
Orçamento do esporte – Cristiano Passos adiantou que o processo para execução das emendas parlamentares para 2024 já está em andamento. “Aproveito para pedir que os nobres vereadores nos ajudem a cobrar um orçamento melhor para o esporte para o próximo ano. Hoje, o nosso orçamento é 0,54% do montante orçamentário, o que representa aproximadamente R$ 29 milhões. Precisamos de um orçamento maior para o esporte, que seja pelo menos de 1% do orçamento do município”, afirmou Cristiano Passos, que ressaltou o comprometimento dos servidores da pasta.
Vários vereadores parabenizaram Cristiano Passos pelo trabalho à frente da secretaria e pelo compromisso com o esporte na cidade, entre eles, o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), e o presidente da Comissão de Esportes, vereador Fábio Simoa (Republicanos), além dos vereadores Hélio Godoy (Republicanos), Luis Santos (Republicanos), Caio Oliveira (Republicanos) e Dylan Dantas (PL).