14/03/2024 11h35

O vereador formulou o pedido ao Executivo por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara de Sorocaba

O vereador Luis Santos (Republicanos), por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 14, requer ao Executivo a realização de medidas visando à implantação de pavimentação rígida de concreto nas principais vias da cidade, sobretudo, nos corredores do BRT. O vereador cita como modelos a “bem--sucedida experiência da pavimentação rígida em concreto na vizinha Votorantim, assim como na rodovia estadual GO-210 na cidade de Rio Verde, no Estado de Goiás”.

“Entre as vantagens da pavimentação em concreto está a grande resistência a deformações e sua longa vida útil, que é de aproximadamente 30 anos, mais que do que o dobro do pavimento asfáltico” – afirmou Luis Santos, ao destacar seu requerimento na tribuna. O parlamentar observou que a pavimentação de concreto já é usada nos trechos do BRT em que há pontos de ônibus e defendeu que ela seja estendida para as principais vias da cidade, de grande trânsito, como as vias marginais da cidade.

Em seu requerimento, Luis Santos elenca outras vantagens da pavimentação de concreto: distribuição eficaz das tensões; maior resistência à abrasão; alta aderência do pneu; ótima refletividade (ideal para condução noturna); alta taxa de segurança (menor risco de aquaplanagem, por ter melhor aderência), entre outras. Para o vereador, a adoção da pavimentação de concreto acabaria com a necessidade de operações tapa-buracos, que deixam as ruas cheias de remendos.