14/03/2024 09h44
atualizado em: 14/03/2024 10h11

A iniciativa foi do vereador Cícero João (PSD), que ressalta a importância econômica desses profissionais

Com o objetivo de valorizar o mercado de beleza no Brasil, que vem crescendo nos últimos anos, gerando emprego e renda para milhares de famílias, foi realizada na noite de quarta-feira, 13, na Câmara Municipal de Sorocaba uma sessão solene que destacou, neste segmento, os profissionais das barbearias da cidade. A iniciativa de homenagear os barbeiros foi do vereador Cícero João (PSD), que ressaltou a importância desses profissionais na economia e na vida social de Sorocaba.

O vereador presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com as seguintes personalidades do setor: Jorge Henrique Santana (Salão Talento Afro); Leila Gonçalves (LG 101); Vera Lúcia (Centro Técnico Tainá); e Roberto Donizete da Silva (Barber Company). Na mesa estendida também estiveram presentes representantes de dezenas de barbearias da cidade. O evento também contou com apresentações culturais de rap.

Casa lotada – O vereador Cícero João se disse muito feliz por ver a Câmara Municipal de Sorocaba, tanto o plenário quanto a galeria, completamente lotada na sessão solene para homenagear os profissionais de beleza. “Então, vocês estão mostrando a força e a união do trabalho de vocês, mais como parceiros do que como concorrentes” – destacou o vereador, que também discorreu sobre o papel e o trabalho do vereador na cidade.

Ressaltando que o mercado da beleza vem crescendo nos últimos anos no país, bem como em Sorocaba, Cícero João enfatizou a importância de se reconhecer o trabalho dos profissionais da área. Segundo informações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o ramo das barbearias tornou-se uma tendência de negócios que vem crescendo no país e muitos estabelecimentos oferecem serviços especializados de barba e cabelo, reunindo os cuidados com a beleza como também oferecendo um espaço de interação social para os clientes, inclusive por meio do sistema de assinaturas.

Função social – O profissional do ramo Jorge Henrique Santana, do Salão Talento Afro, agradeceu o vereador Cícero João (PSD) pela realização do evento. “Hoje é um dia muito especial para nós, barbeiros, cabeleireiros, trancistas, profissionais da área. Estamos aqui para mostrar que existimos e o quão importante é a nossa profissão. O que seria das pessoas, no nosso dia a dia, sem o seu cabeleireiro, o seu barbeiro, a sua manicure, a sua esteticista etc.? Vocês já pararam para pensar na importância desses profissionais para a autoestima de cada indivíduo?” – indagou Santana.

Para Santana, o trabalho dos profissionais de beleza contribui até para o combate a depressão. “Empoderamento e confiança é o que muitos sentem ao saírem das nossas cadeiras de trabalho nos momentos mais importantes da vida de cada um, como aniversários, casamentos, noivados e outras ocasiões. Mas nosso trabalho vai muito além disso, pois somos pequenos e grandes empreendedores, geramos oportunidades de trabalho, oportunidades de renda, de empregabilidade. Somos uma potência econômica e, dessa forma, contribuímos com nosso município, nosso Estado, nosso país” – enfatizou.

Lutas da categoria – Jorge Henrique Santana observou que a função social dos barbeiros, cabeleireiros e demais profissionais da estética tem-se tornado cada vez mais expressiva. “Somos responsáveis por uma grande transformação social. Hoje, esse ramo profissional é o mais procurado pela juventude das periferias, por conta de nossas lutas no passado, quando a barbearia afro era criminalizada e nosso trabalho artístico, específico, de uma linhagem afro, era caracterizado como uma coisa de marginal”. Para Santana, graças às lutas desses profissionais, essa fase foi superada: “Hoje, estamos mostrando que o nosso dom, a nossa arte, sobrepujou tudo isso e se expandiu em todo o país” – afirmou, formalizando o pedido para que seja instituído em Sorocaba um dia específico para homenagear esses profissionais.

Em nome dos homenageados, Vera Lúcia, do Centro Técnico Tainá, e Roberto Donizete da Silva, da Barber Company, também falaram durante a sessão solene. “Fui professora do Jorge e de muitos outros e espero que vocês continuem sempre assim, todos unidos”, enfatizou Vera Lúcia. Por sua vez, Roberto Donizeti lembrou o início de sua trajetória na profissão, quando as capas dos discos, com as fotos dos artistas, serviam de inspiração para os cortes de cabelo. A sessão solene promovida pelo vereador Cícero João foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e também pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook) nas quais já está disponível na íntegra.