13/03/2024 11h43
atualizado em: 13/03/2024 11h43

Produzida por Aline Campos, com apoio da OAB do Distrito Federal, a cartilha se intitula “Sou diferente, e daí? Tem um lugar aí para mim?”

Com o objetivo de conscientizar a população, especialmente a comunidade escolar, acerca dos direitos das pessoas com autismo, o vereador Péricles Régis (Podemos), presidente da Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência, defende a distribuição em todas as unidades públicas educacionais de Sorocaba de uma cartilha que trata do tema.

Intitulada “Sou Diferente, e Daí? Tem um Lugar Aí para Mim?”, a cartilha foi produzida por Aline Campos, escritora do Distrito Federal, autista e mãe atípica, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista da OAB do Distrito Federal. A cartilha tem ilustrações e diagramação de Luana Chinaglia e revisão textual de Karina Barbosa dos Santos.

“Esse livro é um livro gratuito, basta pesquisar no Google pelo título e baixar o PDF. Ele fala do espectro autista e ensina a criança sobre as diferenças e a importância do respeito e do acolhimento para que não haja esse preconceito que está presente entre nós adultos, infelizmente. Estou sugerindo que a Prefeitura divulgue e discuta esse material dentro das escolas”, afirmou Péricles Régis ao divulgar a cartilha na sessão ordinária de terça-feira, 12.

Combate ao preconceito – Para Péricles Régis, o preconceito não está nas crianças, mas nos adultos que acabam influindo nas crianças. Então, no seu entender, um antídoto contra isso é educar as crianças desde tenra idade para que não acabem incorporando os preconceitos dos adultos. “Quando se coloca uma criança perto de alguém diferente dela, ela não tem preconceito, o preconceito está no adulto e a criança acaba replicando esse preconceito”, salienta.

Diante disso, Péricles Régis aposta na educação das crianças: “O melhor lugar para se educar alguém é no comecinho da vida, ali na primeira infância, quando a criança começa a ter a sensação de pertencimento ao mundo. É nesse momento que se deve mostrar a ela que, em que pese sermos diferentes, somos iguais em direitos”, afirma Péricles Régis.

O vereador enfatiza que as crianças são grandes multiplicadoras de conhecimento e tendem a levar para a própria família aquilo que aprendem na escola. E cita como exemplo a educação de trânsito, que, quando ministrada a uma criança, faz com que ela chame a atenção dos próprios pais e de outros adultos quando eles se esquecem de pôr o cinto de segurança, por exemplo.

Com base nesse argumento, Péricles Régis considera importante divulgar a referida cartilha nas escolas de Sorocaba e, em seu requerimento, aprovado na Câmara Municipal, indaga ao Executivo se é possível distribuir nas escolas a cartilha “Sou Diferente, e Daí? Tem um Lugar aí para Mim?”. Todavia, antes mesmo da resposta do poder público, o vereador incentivou as pessoas a buscarem o livro na Internet e baixarem-no gratuitamente.