13/03/2024 08h42
atualizado em: 13/03/2024 08h49

Na sessão ordinária de terça-feira, 12, Nilton César Júnior discorreu sobre o Dia do Consumidor e pediu apoio para a ampliação da sede do Procon

O vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Nilton Silva César Júnior, utilizou a Tribuna Social da Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária de terça-feira, 12, quando discorreu sobre o Dia do Consumidor, comemorado anualmente na data de 15 de março. Advogado e filho de um comerciante, que também dirigiu a entidade, o representante da associação lembrou que ela completa 102 anos neste ano de 2024, buscando fortalecer o comércio e apoiar o desenvolvimento econômico e social de Sorocaba e região.

“O Dia do Consumidor foi criado em 15 de março de 1962, quando o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, destacou a importância dos direitos dos consumidores em um discurso histórico”, lembrou. “Esta data não apenas celebra os direitos e deveres dos consumidores, mas também promove reflexões sobre práticas de consumo consciente e responsável. Nesse contexto, a Associação Comercial de Sorocaba desempenha um papel fundamental, não apenas com uma entidade representativa do setor empresarial, mas também com uma promotora ativa do equilíbrio harmônico entre consumidores e fornecedores”, asseverou Nilton Silva César Júnior.

Dados históricos – Citando o professor Luiz de Almeida Marins Filho, Nilton César Silva Júnior afirmou: “Sem comércio não há progresso, não há futuro, mas antes de falar do futuro, não posso deixar de mencionar o passado, o início do século XIX, quando ocorreu um fato muito importante para o comércio na história do Brasil, que foi a abertura dos portos brasileiros para o comércio, incentivada pelo Visconde de Cairu, conselheiro de Dom João VI”.

Em seguida, Nilson Cesar discorreu sobre o nascimento da Associação Comercial de Sorocaba, em 1922, com o objetivo de defender o comércio e torná-lo mais forte, justamente no momento em que se inaugurou a linha férrea que ligava Sorocaba a Votorantim. “Alguns homens visionários se juntaram para formar uma das entidades mais sólidas e importantes da história de Sorocaba e também de Votorantim”, disse, lembrando que os laços entre as duas cidades continuam presentes nos destinos atuais da entidade.

“A Associação Comercial não é apenas uma entidade representativa de uma categoria de pessoas, mas principalmente uma casa onde os comerciantes se sentem seguros e protegidos pelos braços fortes de uma entidade que não mede esforços para lutar pelos direitos de seus representados e para levar a todos os cantos de Sorocaba e Votorantim o conhecimento, a capacitação e os serviços necessários para um bom desenvolvimento do comércio” – enfatizou, observando que Associação Comercial de Sorocaba conta, hoje, com quase 4 mil associados e 40 colaboradores, além da diretoria formada por 20 pessoas, atualmente capitaneada por seu presidente Hygor Duarte.

Ações educativas – O representante da entidade discorreu ainda sobre as diversas atividades que a Associação Comercial de Sorocaba desenvolve, inclusive voltadas para o consumidor, visando à conscientização sobre os seus direitos, por meio de palestras e materiais educativos para o público em geral. “Dados revelam que, nos últimos anos, o Procon de Sorocaba tem registrado um aumento significativo no número de consultas e demandas relacionadas aos direitos do consumidor, demonstrando a crescente conscientização e engajamento da população local nesta questão”, disse.

O vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba aproveitou o momento para pedir aos parlamentares da Câmara Municipal o apoio visando à ampliação da sede do Procon. “O Procon está bem localizado, mas num local pequeno e sem a infraestrutura necessária para o bom desenvolvimento do seu trabalho”, afirmou. Por fim, Nilton César, a despeito de ressaltar os benefícios trazidos pela revolução tecnológica, também alertou para o crescente uso da tecnologia para a aplicação de golpes em compras virtuais por parte de pessoas mal-intencionadas, destacando ainda a importância do Código de Defesa do Consumidor, que apontou como uma das legislações mais avançadas do mundo no seu gênero.