12/03/2024 12h16
Facebook

Vereadora promoverá audiência pública sobre o tema no dia 20, quarta-feira, às 19h

O aumento da violência contra a mulher e a condição atual da rede de proteção em Sorocaba serão tema de audiência pública, a ser realizada na Câmara Municipal por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), juntamente com a vereadora Fernanda Garcia (PSOL), no dia 20 deste mês, quarta-feira, a partir das 19h.

Iara Bernardi falou sobre a iniciativa em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, na manhã desta terça-feira, 12, antes da sessão ordinária. A vereadora afirmou que houve “um assustador aumento de violência contra a mulher”, salientando que “o governo anterior incentivou a violência e o uso de armas, e o feminicídio aumentou significativamente no ano passado aqui em nossa região”.

Diante disso e em função do Mês da Mulher, a audiência pública tem como objetivo entender por que a violência em Sorocaba aumentou tanto e examinar o funcionamento da rede de proteção na cidade. Iara disse que Sorocaba é uma das cidades mais privilegiadas por ter diversos equipamentos à disposição, tal como a Casa Abrigo e a Delegacia da Mulher, recebendo muitas pessoas de toda a região.

A vereadora antecipou o apontamento de alguns problemas, como no caso da Delegacia da Mulher, onde ainda há delegados homens. “Deveriam ser somente delegadas mulheres, toda uma equipe preparada para isso e exclusivamente de mulheres”, afirmou, acrescentando que muitas vezes a rede de proteção não funciona, citando falhas nas medidas protetivas e na efetividade do botão do pânico.

Iara Bernardi concluiu divulgando diversas atividades dedicadas à mulher que estão sendo realizadas durante esse mês em Sorocaba, como sessões de cinema com temática feminista no Sindicato dos Metalúrgicos, toda quinta-feira; uma exposição no Largo do São Bento, que terá início no dia 21, às 19h; e várias atividades no Sesc.

Medidas mitigadoras – Entre demais temas abordados na entrevista, Iara Bernardi destacou também sua reivindicação à Prefeitura de realizar, por meio de recursos oriundos de medidas mitigadoras de empreendimentos imobiliários, a duplicação de um trecho da Estrada José Ribeiro Leite, no bairro Quintais do Imperador, Zona Oeste do município. 

A vereadora se queixou de mal-uso de recursos de mitigadoras e falta de transparência por parte do Executivo. “A Prefeitura usa mitigadoras para os mais variados temas, transformando muitas vezes em pracinha, não usando para mobilidade, construção de uma creche, escola, unidade básica de saúde”, criticou. “Loteamentos estão sendo construídos na Estrada José Ribeiro Leite. Precisa de melhorias na mobilidade, porque isso vai afunilar o trânsito e agravar os problemas de mobilidade”.

Iara Bernardi discorreu também sobre a retomada das Conferências Nacionais de Educação, segundo ela promovendo eventos importantes para ouvir as cidades e, posteriormente, realizando edições estaduais e nacionais. “As decisões das conferências normalmente viram leis, traçando metas a serem atingidas no âmbito educacional”, afirmou, detalhando que atualmente o debate tem sido realizado em torno de temas como a retomada do ensino médio em tempo integral e a expansão dos institutos de educação tecnológica. 

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara e pode ser visto na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube).