08/03/2024 07h40
atualizado em: 08/03/2024 07h40
Facebook

Vereadora concedeu entrevista na Rádio Câmara nesta quinta-feira

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) destacou em entrevista concedida ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, ações em favor das mulheres no município, em especial a audiência pública que irá realizar no plenário do Legislativo, com a vereadora Iara Bernardi (PT), no próximo dia 20 de março, às 19h, com o tema “Rede de proteção às mulheres”.

Segundo Fernanda Garcia, o tema central da audiência será o combate à violência contra a mulher e a rede de apoio às vítimas de violência doméstica. Entre as questões a serem abordadas estão medidas protetivas, apoio psicológico e suporte jurídico às mulheres.

A vereadora também divulgou ato sobre o Dia Internacional da Mulher que será realizado nesta quinta-feira, 7, a partir das 16h, na Praça Cel. Fernando Prestes, com a defesa de várias pautas em favor das mulheres, especialmente contra o feminicídio.

Outras iniciativas – Fernanda Garcia comentou a mudança na Lei Maria da Penha, enfatizando que agora a palavra da mulher é suficiente para declarar violência doméstica e familiar, sem a necessidade de testemunhas. A vereadora também reclamou da localização da Delegacia da Mulher em Sorocaba, no Campolim, reivindicando a mudança para um local de mais fácil acesso.

A vereadora destacou a produção e distribuição da cartilha “Mulher vire a página”, com recursos de emendas destinadas por ela. Realizada pela Secretaria da Saúde, em virtude de projeto de lei de Fernanda Garcia sobre prevenção violência doméstica e familiar, a iniciativa consta do trabalho de agentes comunitárias, que levam a cartilha e apresentam as informações para as mulheres. 

Outros temas tratados pela entrevistada foram a lei que assegura o direito ao aleitamento materno em ambientes públicos e a campanha “Maio Furta-cor”, dedicada às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. 

Por fim, Fernanda Garcia salientou a falta de representatividade feminina na Câmara de Sorocaba, destacando que atualmente apenas duas mulheres exercem mandato parlamentar e em toda a história apenas oito foram eleitas vereadoras em Sorocaba.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde está disponível na íntegra.