Vereador vai ocupar a vaga deixada por Cristiano Passos, que assumiu a titularidade da Secretaria de Esportes
A partir desta quarta-feira, 6, a Câmara Municipal de Sorocaba passa a contar com um novo vereador. Hélio Godoy (Republicanos), que ficou como suplente do Republicanos nas eleições de 2020, assumiu a vaga deixada por Cristiano Passos, que passou a ocupar a titularidade da Secretaria Municipal de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav). O parlamentar recém-empossado participou do programa “Bate-papo com os Vereadores” e falou sobre sua história e as perspectivas para o mandato.
“Sempre valorizei essa casa, que é um espaço onde consegui, junto com outros colegas, levar benfeitorias para toda a cidade. Tenho essa casa como um lugar que transforma e certamente serei colaborativo e todos os projetos que já estão em pauta, e pretendo fazer algumas sugestões de ideias”, disse.
Hélio Godoy retorna ao Legislativo sorocabano onde atuou, pela primeira vez em 2004, tendo sido eleito com 3.043 votos. Em 2008 foi reeleito com 6.384 votos, até então a maior votação já obtida numa reeleição para a Câmara municipal. Em 2012, manteve o título de vereador reeleito com a maior votação, com 7.046 votos, sendo, ainda, o primeiro mais votado.
Como vereador, trabalhou pela regularização de dezenas de núcleos habitacionais de Sorocaba e é autor de leis nessa área. Também foi secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária. Na eleição de 2020, ficou como segundo suplente do Partido Republicanos. Nos últimos anos, o vereador contou também ter atuado como assessor na Assembleia Legislativa, acumulando experiência, além de exercer a advocacia no município. “Volto mais maduro para o quarto mandato com o a intenção, bem colaborativa, de fazer essa cidade melhorar ainda mais”, disse.
História - Paulista da cidade de Itaporanga, Helio Godoy nasceu em 2 de abril de 1964. Formado em Economia e Direito, é casado e pai de dois filhos. De origem humilde, passou a infância no interior e trabalhou como agricultor até os 18 anos.
Nesta época acidentou-se e foi para a capital se tratar. Lá, retornou aos estudos no Colégio Santa Cruz, de orientação católica, e realizou trabalhos como autônomo e outros serviços gerais. Veio para Sorocaba, onde, em 1989, montou uma mercearia no Cerrado. Liderou sua família, que também veio para Sorocaba, sendo que a maioria de seus familiares atua hoje no comércio da cidade.
“É uma historia de superação, por isso me identifico muito com o Sorocabano”, contou. Ele destacou o acolhimento da cidade e citou as dificuldades enfrentadas até a chegada à Sorocaba. Aqui, o vereador contou sobre os problemas habitacionais encontrados e o início da vida de comerciante na Vila Barão, que o estimulou a se formar em Economia.
Especializou-se em Administração Pública Municipal em curso realizado na Fatec e Direito Urbanístico (Fadi). Sempre atuou em comunidades de bairro e nas comunidades católicas, nas pastorais sociais e cursos de casais. Helio Godoy também se lembrou do início na vida política, quando em 2004 foi candidato e eleito pela primeira vez. “Tive uma votação muito expressiva em reconhecimento da população pela nossa seriedade”, disse.
Propósito – O vereador contou sobre o período em que se acidentou e ficou hospitalizado, quando recebeu uma mensagem de um pastor sobre ter um propósito de cuidar de pessoa. “Foi uma benção que recebi e nunca imaginei que de forma isso resultaria. Acabei me preparando, cuidando dos meus pais e quis Deus que eu viesse aqui na Câmara, onde criei o maior programa habitacional da cidade”, disse. “Continuo como a pessoa que mais regularizou pessoa no Brasil, só no Júlio de Mesquita foram mais de 1.500, totalizando mais de 10 mil em toda a cidade”, lembrou.
Helio Godoy destacou o trabalho em prol da habitação, destacando a importância de um lar para uma família. Ele contou sobre projetos de lei para incentivar a criação de cojuntos habitacionais no município, além da regularização fundiária. “Criamos o programa Casa Legal, que um primeiro momento pegamos 20 bairros pra legalizar. Em curto espaço de tempo, entregamos mais de 10 mil escrituras. Essa pessoas passaram a ter documento de seu imóvel e com isso poder fazer financiamento, inventário, vender. Isso trouxe um grande benefícios para as pessoas e para o poder público a tributação”, disse.
“Foi uma onda positiva que aconteceu” resumiu, destacando o crescimento da cidade desde então, com criação da Região Metropolitana e a chegada de grande empresas, como a Toyota. “Saber que ontem a Toyota anunciou que vai investir mais R$ 11 bilhões e gerar mais dois mil empregos deixou a gente com o sentimento de dever cumprido”, afirmou.
Hélio Godoy disse que segue com o comprometimento de atuar pelo crescimento da cidade e citou como proposta o projeto de criar um novo centro na região da antiga oficina da Fepasa. “Há espaço de verticalização e também podemos utilizar aqueles barracões para feiras e eventos”, disse. No plano de habitação, citou que pretende atuar pra eliminar um gargalo na construção de habitações sociais, além da regularização de 50 núcleos na cidade e a importância da atualização do Plano Diretor. O vereador agradeceu a recepção do presidente Claudio Sorocaba e enalteceu o trabalho do vereador Cristiano Passos, a quem vai substituir.