O vereador defende que os totens sejam implantados, experimentalmente, em frente a miniterminais e escola
O vereador Cristiano Passos (Republicanos), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, na sessão ordinária de quinta-feira, 29, defende a implantação de “totens inteligentes de segurança” em Sorocaba. “Precisamos usar a tecnologia como reforço da segurança pública para inibir a ação de vândalos, bem como roubos e furtos, não só no centro da cidade, mas em vários outros locais” – afirma.
O parlamentar defende a utilização de totens equipados com câmeras de 360° e botão de pânico, que, ao serem acionados, estabelecem comunicação imediata com uma central de monitoramento e, consequentemente possibilitam a intervenção imediata da Guarda Municipal ou da Polícia Militar. “Com isso, a viatura mais próxima do local poderá ser deslocada para fazer o atendimento do chamado”, afirma Cristiano Passos.
Segundo ele, muitos munícipes reclamam da falta de segurança em diversos locais de Sorocaba e revelam que têm medo de frequentar certos lugares em determinados horários, pois são abordados nas ruas por usuários de drogas ou por pessoas tentando realizar pequenos furtos e até agressões. “Por esse motivo, é essencial o uso de tecnologias avançadas para auxiliar no combate aos crimes e à violência que têm assustado os moradores de nossa cidade” – enfatiza Cristiano Passos, observando que algumas cidades já adotaram os totens inteligentes de segurança.
Inibição do vandalismo – Além disso, Cristiano Passos explica que as câmeras dos totens inteligentes de segurança fazem reconhecimento facial, facilitando a identificação dos cidadãos e a leitura de caracteres e, com isso, obtendo mais informações que possam contribuir com o agente durante o serviço. “Sem contar que a instalação desses equipamentos em escolas, por exemplo, inibirá os atos de vandalismo e ataques às crianças, que, infelizmente, têm ocorrido no país”, acrescenta.
O equipamento, segundo o parlamentar, também é capaz de armazenar imagens de placas de veículos “com alto nível de assertividade eficiência, podendo auxiliar o trabalho da Guarda Civil Municipal”. Por fim, Cristiano Passos sugere que os totens sejam implantados em caráter experimental e propõe que isso seja feito em três locais: na Rua do Terço com a Rua Joaquim Machado, na entrada do Bairro Aparecidinha, em frente ao Miniterminal; na Casa do Cidadão e Miniterminal da Avenida Itavuvu, próximo ao Shopping Cidade, no Bairro Santa Cecília; e na Escola Municipal Ronaldo Campos de Arruda, na Rua Luiz Almeida Marins, no Jardim Josane.