Vereador tratou do assunto, objeto de projeto de lei de sua autoria, em entrevista à Rádio Câmara
O vereador Rodrigo do Treviso (União) discorreu sobre o projeto de lei de sua autoria que institui em Sorocaba o Dia Municipal da Conscientização da Agenesia de Membros em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 29, ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba.
A referida data, a ser celebrada anualmente em 30 de setembro, tem como objetivo informar a população sobre a agenesia de membros, que se caracteriza pela ausência ou desenvolvimento incompleto de um membro ou parte do corpo humano. Para execução da proposta, conforme previsto no projeto de lei, poderão ser firmados convênios e parcerias com entidades públicas e privadas.
Rodrigo do Treviso ressaltou que, de acordo com o Censo Brasileiro de 2010, há mais de 13 milhões de pessoas com deficiência física no país, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em um bilhão o número de pessoas no mundo vivendo com algum tipo de deficiência.
O vereador argumentou que a realização do Dia Municipal da Conscientização da Agenesia de Membros será importante para dar evidência, oferecer acolhimento e educar a população acerca do tema, podendo inclusive evitar ocorrências de “bullying” nas escolas por falta de conhecimento.
Treviso destacou também a importância de informar as mulheres grávidas sobre determinados cuidados no pré-natal, a fim de evitar má-formação do feto.
Demais iniciativas – Durante a entrevista, o parlamentar destacou outras ações de seu mandato, como sua cobrança, por meio de requerimento à Prefeitura, da realização de concurso público para contratação de servidores para suprir déficit de funcionários no Saae.
O vereador também contou que fez o pedido de asfaltamento de diversas ruas em 32 bairros da cidade, alguns já atendidos, conforme citados o Jardim Marli, Jacutinga, Santa Helena, e outros que serão atendidos em breve, como Itapemirim, Aeroporto, Ipiranga, Cruz de Ferro e Jardim Betânia.
Por fim, Rodrigo do Treviso falou sobre seu pedido de substituição de uma ponte de madeira no Jardim São Camilo, demanda apresentada por alunos da escola municipal Amin Cassar, que passam diariamente pelo local.
A entrevista com o vereador foi transmitida ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde permanece disponível na íntegra.