28/02/2024 09h40
atualizado em: 28/02/2024 15h50
Facebook

O vereador também abordou outras propostas de seu mandato, como o Programa Adote um Ponto de Ônibus, e emendas parlamentares para a saúde

Incentivo à energia fotovoltaica, estímulo para a iniciativa privada adotar pontos de ônibus e internacionalização do Aeroporto de Sorocaba foram questões abordadas pelo vereador Ítalo Moreira (União Brasil) na entrevista que concedeu ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na terça-feira, 27, antes da sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre recursos de emendas parlamentares destinadas à saúde e à ciência em Sorocaba.

Ítalo Moreira discorreu sobre o Projeto de Lei nº 322/2022, de sua autoria, que institui o Programa “Adote um Ponto de Ônibus”, por meio de parceria com pessoas físicas ou jurídicas, visando à implantação, melhoria e conservação de pontos de ônibus na cidade. Segundo o vereador, o custo de instalação de um ponto de ônibus, com assento e cobertura, fica em torno de R$ 10 mil para o poder público, que não tem recursos para implantar esses pontos em todos os locais necessários. 

“Acreditamos que a iniciativa privada, ao poder adotar pontos de ônibus, conseguirá implantá-los a um custo menor. Com isso, em vez de pontos de ônibus apenas com aqueles pauzinhos, que deixam as pessoas ao relento, sob sol e chuva, vamos ter pontos de ônibus cobertos e com assentos na cidade. Em contrapartida, as empresas que adotarem um ponto de ônibus poderão explorar publicidade no local”, explicou o vereador, cujo projeto de lei teve o parecer contrário da Comissão de Justiça derrubado em plenário e segue em tramitação na Câmara Municipal.

Meio ambiente – Outras duas propostas de Ítalo Moreira que tramitam na Casa estão relacionadas com a preservação e desenvolvimento ambiental. Um deles é o Projeto de Lei nº 312/2022, que institui a Política Municipal de Incentivo à Energia Solar Fotovoltaica, dividido em cinco capítulos, com um total de 26 artigos, elencando uma série de medidas de incentivo à produção de energia fotovoltaica. A outra proposta é o Projeto de Lei nº 148/2022, que institui a Política Pública de Reciclagem de Resíduos Sólidos Orgânicos. Ambos os projetos tramitam apensados a projetos de lei semelhantes que tramitam na Casa, da autoria de Rodrigo do Treviso (União Brasil), Francisco França (PT), Fernanda Garcia (PSOL) e Iara Bernardi (PT).

O vereador também falou sobre a conquista de uma emenda parlamentar de R$ 350 mil para o Gpaci (Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil), obtida junto ao deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil), com o objetivo de ajudar o hospital, que foi afetado com as chuvas do início de ano. O deputado, segundo o vereador, também destinou emenda para o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) e para a Fatec, voltada para o curso de manutenção de aeronaves. Ítalo Moreira conta que também destinou emenda parlamentar para o Gpaci, mas acentuou que o hospital precisa de mais recursos, em virtude dos danos causados para a chuva.

Aeroporto de Sorocaba – Outra bandeira do vereador é a internacionalização do Aeroporto de Sorocaba, que, segundo ele, está caminhando e tende a sair do papel, depois que a gestão do aeroporto ficou a cargo da VOA. Ítalo Moreira destacou que o Aeroporto de Sorocaba tem características especiais: “Nosso aeroporto é muito grande, mas sua vocação é a manutenção de aeronaves, e a importância da internacionalização é facilitar o recebimento de aeronaves estrangeiras para fazer manutenção, por meio da redução do tempo de entrada e saída desses aviões. A sede de manutenção da Embraer na América Latina, por exemplo, fica em Sorocaba”, observa o vereador.

Uma atratividade do Aeroporto de Sorocaba, segundo o parlamentar, é o fato de que a mão de obra no Brasil é mais barata do que na Europa, ainda que, lá, as peças sejam mais baratas do que no Brasil. Ítalo Moreira também destacou que a internacionalização do aeroporto representa um grande ganho econômico para Sorocaba, uma vez que o a receita do aeroporto equivale a quatro fábricas da Toyota. O parlamentar também destacou sua luta em prol do ensino aeronáutico, por meio da implantação do curso de manutenção de aeronaves. “Nós conseguimos nos mobilizar e, com a Fatec de Sorocaba, foi possível a criação do curso de manutenção de aeronaves, que deve ter início no segundo semestre deste ano”, adiantou o vereador.

Por fim, vereador Ítalo Moreira também abordou outras propostas de sua autoria que tramitam na Câmara Municipal de Sorocaba, entre elas, uma nova forma de gestão do IPTU, que descentralizaria os recursos do referido imposto para que a própria comunidade escolhesse onde alocar esses recursos sob uma perspectiva local. Para o vereador, essa proposta de gerir os recursos do IPTU é inovadora em termos de Brasil e significa, no seu entender, mais eficiência e menos corrupção. A entrevista do vereador foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook).