Vereador participou, nesta terça-feira, 27, do programa “Bate-papo com vereadores” na TV Câmara Sorocaba.
O vereador Luis Santos (Republicanos) foi o entrevistado, na tarde desta terça-feira, 27, do programa “Bate-papo com Vereadores", transmitido ao vivo pela TV Câmara. Em seu 4º mandato no Legislativo, o parlamentar é o atual 1º vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Turismo, além de membro das comissões de Habitação e de Justiça.
Luis Santos contou sobre a participação no Mutirão de Emprego, realizado no Parque Tecnológico, e o relato apresentado os candidatos PCD (Pessoas com Deficiência), sobre as adversidades vividas e o empenho da mãe e do pai para que estudasse e se desenvolvesse. “Foi uma experiência muito rica”, disse.
Outro tema abordado foi a possibilidade de criação do trem entre Sorocaba e São Paulo, após anuncio do governo estadual. “Como vai estar interligado ao mero, vai ligar até o aeroporto de Guarulhos”, lembrou. “É um modal fantástico e tenho muito afinidade”, disse, lembrando que o governador esteve em viagem a Europa para conhecer o sistema de trem e a perspectiva de roteiros turísticos saindo de Sorocaba.
Luis Santos falou sobre o projeto da criação de um Banco de Cabelos na cidade, para beneficiar pessoas que passam por tratamentos ou doenças que causam a queda capilar. “As mulheres sofrem muito, principalmente, pois está ligada a sua autoestima”, disse. Segundo ele, existem entidades voltadas a esse atendimento em Sorocaba, mas a ideia é que exista uma estrutura pública para gerir o serviço. O vereador informou que existe a previsão de uma ação e 2024 para a captação de cabelo, em troca de um serviço de estética à pessoa doadora.
O vereador explicou também a proposta de lei para evitar a leptospirose, que cria uma campanha permanente de higienização adequada dos produtos antes do consumo, e a instituição da Semana de Atenção do Idoso, para apresentar uma série de ações voltadas ao benefício das pessoas da terceira idade.
Na entrevista ainda foram tratados os projetos “Botão Alerta Saúde”, para acionar a GCM em caso de ameaças a servidores da saúde durante o atendimento à população, e “Botão Alerta Escolar”, com a mesma finalidade, mas voltado à área da educação. “Esse botão estará na unidade de ensino para prevenção, sempre que houver situação de risco, como pessoas não autorizadas dentro da escola”, explicou Luis Santos. Outra proposta apresentada foi o projeto que cria a “Semana de combate ao tabagismo em defesa da vida saudável”. “O cigarro tem mais de 400 substâncias nocivas ao organismo”, alertou.
Combate à Dengue – Preocupado com a alta dos casos de dengue em Sorocaba, o vereador contou que solicitou à prefeitura, em janeiro, informações sobre a estrutura municipal para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Ele sugeriu a utilização de drones para identificar criadouros e lembrou que o maior cuidado deve ser dos munícipes, para evitar manter pontos com água parada nas residências. Outra alternativa apresentada pelo vereador foi a utilização de mosquitos geneticamente modificados para evitar a reprodução do mosquito transmissor.
Luis Santos contou ainda sobre a proposta de realização de inventário arbóreo na cidade, para identificar as árvores no município. “Isso vai nos dar uma real situação de cada árvore, se está em risco”, explicou. Segundo ele, o projeto se conecta a iniciativa de sua autoria, o Plano Municipal de Arborização Urbana, que mescla a plantação de árvores nativas e frutíferas, para atender a fauna e até mesmo a população.
Outra preocupação do vereador, que gerou um projeto de lei, é situação de fios e cabos de rede aérea, que acabam caindo e causando problemas para a o população. “O prefeito encampou a ideia. Ele está estabelecendo multa para as concessionárias que deixam e largam rolos e rolos de fios espalhados, nas praças, ruas e avenidas. É um perigo para todo mundo”, disse.
Luis Santos contou sobre a proposta de Farmácia Popular Municipal e a possibilidade de convenio para comércio de medicamentos com preço mais baixo em caso de falta na rede pública. Ele também cobrou urgência em atendimentos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) nas Casa do Cidadão, que tem apresentado registros de prazos de até 15 dias. Luis Santos ainda tratou de problemas nos dispositivos de recarga nos pontos de BRT, a possibilidade de sincronicidade de semáforos para aumentar a fluidez no trânsito, e melhorias na sinalização para evitar acidentes com pedestres.
Ao final, o vereador lembrou de Sessões Solenes que serão realizadas por sua iniciativa. A primeira, no dia 29 de fevereiro, em homenagem à Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil, e a segunda, dia 7 de março, em celebração ao Dia da Mulher.