Formação gratuita oferecida pela Câmara Sorocaba tem como objetivo estimular a participação popular na construção de propostas para a cidade.
O curso "Decifrando o Legislativo Municipal", realizado pela Rádio Câmara Sorocaba, Laboratório de Inovação (Lab.Leg) e Escola do Legislativo, em parceria com a ONG Projeto Elevar, começou a produzir resultados. Iniciado no final de 2023, para estimular a participação popular na construção de propostas, a formação já proporcionou a apresentação de cinco projetos às comissões do Legislativo.
“A ideia era que as pessoas, quando fizessem o curso e aprendessem o que nós ensinamos em termos de legislação, contribuíssem com ideias que pudessem mudar a cidade em diferentes aspectos”, explica o coordenador do Lab.Leg, Paulo Marquêz, citando como exemplos as áreas de bem-estar animal, segurança pública, saúde e educação. “A gente juntou servidores da casa para copartilhar conhecimentos sobre como elaborar leis e projetos que podem melhorar a vida das pessoas”, diz.
Segundo ele, até o momento forma encaminhados cinco projetos idealizados por alunos do curso, de acordo com comissões temáticas da Câmara. “Os presidentes das comissões (que receberam os projetos) se interessaram pela ideia e convidaram os proponentes para pensar e desenvolver projetos que possam melhorar a vida das pessoas, fortalencendo a participação cidadã”, conta Marquêz.
Para que tiver interesse, o curso está disponível gratuitamente no site da Câmara Municipal, na página da Escola do Legislativo, com acesso pelo link disponível. “Ao final da formação, a gente pede que as pessoas contribuam com uma sugestão de projeto para receber a certificação”, explica o coordenador do Lab.Leg. “Essa é mais uma ação que Sorocaba sai na frente e cosegue fortalecer esse trabalho para outras Câmaras da região”, finaliza Marquêz.