20/02/2024 11h22
Facebook

Vereador falou sobre projeto de lei, requerimentos e demais iniciativas de sua autoria em benefício da população

Avaliação de veículos emissores de poluentes, combate à dengue, atendimento neurológico na rede pública e serviço de motolância foram alguns dos temas tratados pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 20.

Simoa explicou o projeto de lei de sua autoria que visa dispensar vans e micro-ônibus de particulares, sob concessão, permissão ou autorização do poder público municipal, da apresentação semestral do Relatório de Medição de Opacidade, referente à avaliação de emissão de gases poluentes.

O vereador contou que os veículos atualmente já possuem dispositivo de controle de poluentes, sendo desnecessário submeter os proprietários à burocracia e aos custos da avaliação semestral. Ele ponderou ter ciência da inconstitucionalidade da iniciativa, mas afirmou que a proposta deve ser encampada pelo Executivo, que deve assumir a autoria do projeto.

Combate à dengue – Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Fábio Simoa discorreu sobre a gravidade da atual situação de aumento progressivo de casos de dengue. O vereador enfatizou a importância de ações do Poder Público, como a nebulização de áreas e fiscalização de agentes de controle nas residências, mas acima de tudo a conscientização da população, que, segundo ele, deve ter cuidado redobrado com os descartes de resíduos.

Ainda sobre a área da saúde, Simoa destacou um requerimento de sua autoria que solicita a ampliação do quadro de médicos neurologistas na rede municipal, afirmando ser essa uma demanda frequente dos munícipes.

O vereador falou também sobre a implantação do serviço de motolância na cidade, para o qual destinou emendas ao Orçamento. Ele explicou que por meio desse novo atendimento, auxiliares de enfermagem e enfermeiros um primeiro atendimento em casos de acidentes ou urgência, com o intuito de estabilizar o paciente até a chegada da ambulância. 

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde estão disponíveis na íntegra.