Iniciativa promete instalação de mural artístico ao estilo do Beco do Batman, em São Paulo.
O vereador Ítalo Moreira destinou emenda parlamentar para a criação de um mural artístico para revitalizar uma parte degradada do centro de Sorocaba, que passaria a ser denominado Mural de Arte "Dr. Camillo Tedde", na Rua Senador Feijó. Inspirado no icônico Beco do Batman, localizado na Vila Madalena em São Paulo, o projeto visa, segundo o parlamentar, "não apenas embelezar um grande muro atualmente negligenciado, mas também revitalizar toda a área, inspirando-se na teoria das janelas quebradas que sugere que o ambiente urbano pode influenciar o comportamento das pessoas".
O vereador, que se diz "motivado pelo sucesso de intervenções urbanas simples, mas impactantes, como os varais de guarda-chuvas coloridos e a pintura do pavimento no Boulevard Dr. Braguinha", vê no Mural de Arte Dr. Camillo Tedde uma oportunidade de reanimar o centro da cidade. Estas intervenções anteriores, realizadas em parceria com a Prefeitura e a Associação Comercial de Sorocaba, demonstraram como a arte pode atrair turistas e revitalizar o comércio local.
Para tornar o projeto realidade, o vereador enviou uma emenda parlamentar no valor de R$ 30 mil. Além disso, por meio do ofício 8120/2024, solicitou que o espaço homenageasse o Dr. Camillo Tedde, um renomado cirurgião-dentista e cidadão emérito de Sorocaba.
“A inclusão da arte em espaços urbanos degradados, seguindo o exemplo do projeto proposto, é uma estratégia comprovada de revitalização que pode aumentar o sentimento de pertencimento e o orgulho comunitário, além de estimular a economia local”, afirma Ítalo Moreira. “Além do mais, este projeto abre portas para futuras colaborações entre artistas, moradores, empresários e a prefeitura, estabelecendo um modelo de como a arte pode ser um catalisador para a mudança positiva”, diz o vereador, lembrando que a expectativa é que a Rua Senador Feijó “se torne um símbolo de renovação e esperança, demonstrando o poder da comunidade e da criatividade em superar o abandono e o esquecimento”.
(Assessoria de Imprensa - vereador Ítalo Moreira)