19/02/2024 11h01
Facebook

Vereador cobrou solução para entrave burocrático e remédios de alto custo podem ser entregues a pacientes da entidade

Com o objetivo de desburocratizar e ajudar as pessoas idosas do Lar São Vicente de Paulo a receberem medicamentos do Alto Custo do SUS (Sistema Único de Saúde), o vereador Caio Oliveira (Republicanos) solicitou à Prefeitura de Sorocaba uma solução para esse caso e foi prontamente atendido. O pedido foi feito por meio de uma indicação protocolada na Câmara Municipal no dia 18 de janeiro.

Segundo o parlamentar, o Alto Custo do SUS, que é de gestão estadual, está exigindo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) às ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) para que possam fornecer medicamentos. Essa situação acabou impedindo que o Lar São Vicente de Paulo possa solicitar os fármacos com receitas prescritas por médicos contratados pela entidade.

“Assim que fiquei sabendo dessa situação, imediatamente procurei a Secretaria da Saúde para que pudéssemos resolver esse entrave e evitar uma tragédia. O secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, nos ajudou e colocou à disposição médicos da Prefeitura de Sorocaba para atender esses idosos com receitas do SUS. Estamos falando de vidas e não podemos deixar que burocracias acarretem uma desgraça”, ressalta Caio Oliveira.

Ainda de acordo com Caio Oliveira, sua indicação também propõe melhorias nas Políticas Públicas de Saúde à Pessoa Idosa em Sorocaba, com o objetivo de ampliar o olhar a esse público e evitar situações como essa do Lar São Vicente de Paulo.

(Assessoria de imprensa – vereador Caio Oliveira – Republicanos)