Parlamentar participou do programa Bate-Papo com os Vereadores desta sexta-feira, 16
Conquistas e lutas do funcionalismo e as expectativas para o último ano do atual mandato foram alguns dos temas abordados pelo vereador Salatiel Hergesel (PDT) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, conduzido pelo apresentador Carlos Garbo, na manhã desta sexta-feira, 16.
Em seu primeiro mandato, o professor Salatiel, que é diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, reforçou a importância do funcionalismo ter um representante na Câmara de Vereadores. “Será um ano de bastante luta, principalmente para os servidores, a categoria que represento. É também um ano eleitoral, então estamos reunindo a base para discutir, de forma democrática, para que a causa, que é a defesa do servidor público, seja representada. Então estamos nesse período de decisões”, destacou.
O parlamentar falou sobre as novidades do novo Plano de Carreira do funcionalismo, após 32 anos sem alteração. De acordo com Hergesel, o plano representa a garantia de bons funcionários públicos, ao estimular a evolução funcional, que passou de nove para 16 referências e que agora ocorrem até o fim da carreira do servidor.
“É importante salientar que o Plano de Carreira, por mais que seja para o servidor público, ele também reflete na população. Porque quando você não tem um plano em que o servidor possa progredir, ele acaba indo para o mercado. Nós perdemos nos últimos anos muitos funcionários bons, como médicos, enfermeiros e educadores, que acabaram indo para a iniciativa privada”, afirmou.
O vereador professor Salatiel tem visitado os próprios públicos para tirar dúvidas dos servidores sobre o plano de carreira. De acordo com o parlamentar, já foram mais de 40 escolas visitadas, do universo de 160 unidades educacionais do Município, além de outras secretarias, Urbes e Saae. “O que estamos fazendo é um trabalho itinerante. Tem dias que vamos a três ou quatro locais mostrar os ganhos que os servidores tiveram no plano de carreira. Abordamos também temas específicos da saúde, da educação, dependendo da visita”, explicou.
A saúde mental dos servidores públicos também foi foco da entrevista. Um dos alertas do parlamentar é quanto ao aumento de casos de assédio moral em locais de trabalho, que são acompanhados e mediados pelo sindicato. “Isso é muito sério, muito grave, mas o Governo não tem feito nada. Isso acontece muito na Secretaria Educação, em virtude de ter lá mais de seis mil servidores, logo, tem mais assédio”, disse. O vereador defende treinamento e formação das chefias para combater esses casos e manter o bom relacionamento da equipe.
Reeleito para a presidência da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude, o vereador Salatiel anunciou ainda realização de audiência pública no dia 1º de março, a partir das 10h, para divulgar a destinação solidária do imposto de renda. “Existe uma margem, uma porcentagem, que eu posso mandar direto para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para o desenvolvimento de projetos com as crianças de Sorocaba. É isso que vai ser explicado na audiência, pois temos que divulgar, já que muitas pessoas ainda não sabem”, frisou.
Outros temas abordados foram a conquista de assistência à saúde para servidores da Urbes e de cesta básica para os servidores aposentados; suspensão do programa complementar de alfabetização “Lugares de Ler” e a cobrança do vereador para que ele seja retomado na rede; efetivação do pagamento do Fundo Rotativo da Escola e negociação do reajuste salarial dos servidores. Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista com o vereador Salatiel Hergesel, já pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.