Por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), o tenente-coronel Sidney Gomes recebeu a Comenda Referencial de Ética e Cidadania
O tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-7), foi agraciado pela Câmara Municipal de Sorocaba com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania pelos serviços prestados à sociedade sorocabana, especialmente na área de segurança pública. Entregue em sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 15, a homenagem foi uma iniciativa do vereador Fernando Dini (PP).
O parlamentar presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, representando o prefeito Rodrigo Manga; coronel da PM Adalberto Vasconcelos; comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, tenente-coronel Marcel Ribeiro de Lima; delegada Silva Elmara Monteiro, representando o delegado seccional de Sorocaba, José Urban Filho; e o capelão das “PMs de Cristo”, pastor José Luiz.
“É com grande prazer e admiração que me coloco nesta sessão solene para celebrar a notável vida de conquistas de um verdadeiro líder: o tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior. Ele está à frente deste batalhão, comandando com lealdade, ética e justiça todos os demais policiais militares que combatem a criminalidade e nos protegem em nossa querida Sorocaba” – afirmou o vereador Fernando Dini ao saudar todos os presentes, exaltando também o “amoroso pai de família” que o homenageado se revela em seu lar, com a esposa, Juliana Gomes, e seus três filhos, ainda crianças.
Fernando Dini destacou que Sidney Gomes – paulista de Itapetininga, onde nasceu em 7 de maio de 1973 – tem como referências o pai, Carmo Siqueira Gomes, já falecido, que era ferroviário em Itapetininga, e a mãe, Maria Aparecida Vieira Gomes, também falecida, que se dedicou com extremo carinho à família. Irmão mais velho da advogada Sandra Renata Vieira Gomes Figueiredo, o homenageado é o primeiro militar da família, também formado em Direito. Dini também destacou os muitos cursos que Sidney Gomes realizou ao longo de sua carreira até chegar ao posto de comandante de batalhão.
Dados biográficos – O tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes nasceu em 7 de maio de 1973, em Itapetininga, filho de Carmo Siqueira Gomes e Maria Aparecida Vieira Gomes, ambos falecidos. Na carreira policial, ocupou os seguintes cargos: Estado Maior de Batalhão e de Grande Comando; Comandante de Pelotão, de Companhia e de Batalhão, sendo atualmente o Comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar do Interior. Foi condecorado com o “Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842”.
Sua formação acadêmica inclui o Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e o bacharelado em Direito pelas Faculdades Integradas de Itapetininga, além de Pós-Graduação em Direito Público pelas Faculdades Damásio Evangelista de Jesus, Pós-Graduação em Direito Público pela Escola Paulista de Direito, e Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança.
Como tenente-coronel da PM e comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior, coordena os trabalhos realizados em prol da segurança e do bem-estar da população sorocabana e de toda a região metropolitana. Já foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano, também por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP).
O evento contou com apresentações musicais da Banda de Música da Polícia Militar, sob a regência do subtenente Fabiano, que, inclusive, executou o Hino Nacional na abertura da solenidade. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook), nas quais pode ser vista na íntegra.