Comissões em Debate recebeu a presença dos vereadores Luís Santos (Republicanos) e Ítalo Moreira (União Brasil)
As perspectivas e os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Turismo da Câmara de Sorocaba foram apresentados na tarde desta quinta-feira, 15, durante o programa Comissões em Debate, transmitido ao vivo pela Rádio e TV Câmara Sorocaba. Participaram da entrevista os vereadores Luís Santos (Republicanos), presidente da comissão, e o vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que é membro, assim como a vereadora Iara Bernardi (PT), que não conseguiu estar presente por conta de outros compromissos assumidos.
Luís Santos citou algumas das principais atrações turísticas da cidade, como o zoológico municipal, shoppings e a coxinha de uma tradicional padaria do município, e lembrou do potencial turístico da cidade para se transformar em polo. Ele destacou a votação no Legislativo que declarou como Patrimônio Cultural Material o complexo ferroviário, com mais de 700 mil metros quadrados na região central. “Aqueles galpões da antiga sorocabana poderiam ser temáticos, desde os bandeirantes até o futuro, com a instalação de empresa de economia criativa”, contou, citando ainda as possibilidades de criação de uma vila operária para resgatar a histórica da cidade e a implantação do trem intercidades.
Outras possibilidades para implantação de atrações turísticas no município inclui a utilização do rio Sorocaba como opção para passeios de barco. “Eu já fiz esse passeio e temos uma visão completamente diferente da cidade”, disse Luis Santos. Ele contou ainda sobre a implantação de pedalinhos em lagos de parques municipais, que deve ter início em breve, além de teleféricos. Ítalo Moreira contou ainda sobre o Mosteiro de São Bento, que por toda a história tem vocação para o turismo religioso. Ele lembrou ainda de outros pontos da cidade, como a praça Pio XII, a qual enviou emendas parlamentares para restauração, e a importância da Casa Aluísio de Almeida, que recebeu importantes personagens da história do Brasil, além de momentos históricos registrados na cidade. “A Prefeitura deveria criar experiências para conectar as pessoas a essas questões”, disse.
“Tem muita história para a gente explorar”, afirmou Luís Santos, lembrando inclusive da passagem de Dom Pedro II pelo município. Ítalo Moreira também destacou que Sorocaba é a única cidade das Américas que se desenvolveu em volta de um mosteiro e citou que o município é atravessado pelo “Caminho do Peabiru”, um trilha indígena que liga o oceano Pacífico ao oceano Atlântico. Ele ainda pontuou possibilidades turísticas nas áreas de cultura e gastronomia.
Os convidados também falaram sobre o evento da Semana dos Tropeiros, e Ítalo Moreira lembrou a importância de capacitação de pessoas para receber turistas e apresentação das principais atrações do município. Também citou a possibilidade de criação de selo para restaurantes, indicando atrações gastronômicas, o trabalho com turismo religioso, tendo como destaque a Romaria de Aparecidinha, entre outras iniciativas.
O programa Comissões em Debate, apresentado pelo jornalista Carlos Garbo, pode ser conferido na grade de programação da TV Câmara e está disponível no portal e nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).