Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira, homenageado recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene
Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Sorocaba na noite desta quinta-feira, 8, o empresário e comunicador José Abrão recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, em reconhecimento aos seus notáveis serviços prestados à cidade e a todo o país. A homenagem foi proposta pelo vereador Ítalo Moreira (União), que presidiu a cerimônia.
Diversas autoridades compuseram a mesa de honra da solenidade, ao lado do parlamentar proponente: a deputada estadual Maria Lúcia Amary; o secretário executivo de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Raul Christiano de Oliveira Sanchez; o secretário de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, Lucas Pedrozo; o educador e amigo do homenageado, professor Mario Duarte; e o ex-prefeito de Sorocaba Antonio Carlos Pannunzio.
Ítalo Moreira destacou a importância de José Abrão para o município Sorocaba, ressaltando seu papel como empresário, comunicador e figura política. Em seu discurso, o vereador elogiou a trajetória de Abrão, destacando sua contribuição para a construção de, na sua opinião, um dos maiores legados do liberalismo, que é o Plano Real, assim como sua contribuição para o desenvolvimento econômico da cidade. "José Abrão não só deixou um legado no setor empresarial e na comunicação, mas também desempenhou um papel fundamental na política, contribuindo para a história e o progresso de Sorocaba", ressaltou o vereador.
Dados biográficos – Nascido em Cabrália Paulista, São Paulo, em 31 de março de 1945, José Abrão destacou-se em diversas profissões, como advogado, radialista, jornalista, publicitário, professor universitário e político. Iniciou suas atividades profissionais bastante cedo, como a grande massa de jovens de sua época. Entre outros trabalhos como aprendiz e auxiliar, atuou na rádio Auriverde, em de Bauru, aos 15 anos de idade. Aos 17 anos, estreou no jornalismo como repórter do Jornal Última Hora. Foi funcionário do Banco do Brasil, onde ingressou por concurso, no ano de 1965.
Foi contratado pela Organização Victor Costa, hoje TV Globo, em 1966. No ano de 1970, foi admitido no Grupo Silvio Santos, tendo sido diretor de planejamento, diretor comercial, vice-presidente do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e membro do conselho diretor do grupo, até 1984. Transferiu-se então para a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, onde exerceu a vice-presidência de operações até 1986. Foi vice-presidente da TV Rio de 1987 até 1989.
No início da década de 1980, passou a desenvolver as atividades de radiodifusão na região de Sorocaba, tendo adquirido em 1999 a concessão da "A Melhor Radiodifusão Ltda" e implantado a programação da Rádio Antena 1, operando na frequência de 88,3 MHz, com conteúdo baseado, principalmente, em música e informação.
Foi deputado federal de 1993 a 1995. Entre 1995 e 1998, foi assessor especial da Presidência da República e Secretário de Comunicação Social. De 1999 a 2002, foi Secretário de Assuntos Federativos, Secretário Executivo e Ministro de Estado do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Participou da aprovação do Plano Real, do ingresso do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio), dos estudos para a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal e da lei que criou o Sistema Público de Registro de Terras. Dedicou-se, intensamente, no desenvolvimento e transformação em lei do Programa de Apoio à Agricultura Familiar, entre outras políticas de governo na área social.
Em sua biografia também se destaca o trabalho docente, como professor universitário nas Faculdades Integradas de Itapetininga, professor e diretor da Faculdade de Direito de São Roque, diretor da Faculdade Mundial e da Faculdade Paulista de Comunicação de São Paulo.
A sessão solene em homenagem a José Abrão contou com apresentações da cantora Luara Lima e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser assistida na íntegra.