Vereador discorreu também sobre sua atuação em apoio à geração de empregos, ao canil da GCM e criação do banco de cabelos na cidade
A implantação do trem intercidades, melhorias no atendimento nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), investimentos no canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e a criação do Banco de Cabelos na cidade foram alguns dos assuntos tratados pelo vereador Luis Santos (Republicanos) em entrevista concedida nesta quinta-feira, 2, ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba.
Luis Santos falou sobre seu retorno à Comissão de Justiça, assim como sua eleição como membro da Comissão de Habitação e presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal. O vereador destacou sua luta pela implantação do trem intercidades, que, segundo ele, proporcionará uma viagem até São Paulo em 45 minutos, com velocidade média entre 120 e 140 km/h.
“Quero fazer parte da primeira viagem do trem intercidades. Imagina quanto isso vai alavancar a melhoria da mobilidade de Sorocaba para São Paulo, que sofre com congestionamentos e obras”, afirmou Luis Santos, contando que a expectativa é de que o Governo do Estado elabore até 2025 o edital para criação do sistema e em 2026 já tenha início a implantação. “Me orgulho muito de ter trabalho para eleger o governador Tarcísio, que está trabalhando muito por isso”, concluiu.
Geração de emprego – Luis Santos destacou também requerimento de sua autoria reivindicando melhorias no atendimento nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) das Casas do Cidadão. O vereador recebeu informações de que os munícipes estão recebendo o prazo de 15 dias para serem atendidos.
“Primeiro, gostaria que seja averiguada se a situação realmente está acontecendo e, caso esteja, que a pessoa seja encaminhada imediatamente para entrevistas de emprego”, afirmou o parlamentar, citando medidas de seu mandato em prol da empregabilidade na cidade, como emendas encaminhadas para a Uniten, para investimento em cursos de capacitação, e seu apoio aos mutirões de emprego.
Outra emenda de sua autoria destacada por Luis Santos foi a que destinou recursos ao canil da Guarda Civil Municipal, que, segundo ele, foram utilizados para aquisição de novos animais, já que os atuais estão se aposentando. “Com os recursos, a GCM pôde adquirir três novos cães, que irão atuar no apoio de ações da guarda”, explicou.
Por fim, o vereador falou sobre a criação em Sorocaba do Banco de Cabelos – por meio de lei de autoria do Executivo construída em parceria com ele – como incentivo à doação para confecção de próteses capilares e perucas a serem fornecidas gratuitamente às pessoas que estão em processo de quimioterapia, com alopecia, dentre outros problemas que causam queda de cabelo.
Luis Santos informou que, segundo o Executivo, no primeiro semestre haverá um primeiro mutirão de captação de cabelos. “Minha proposta é criar uma estrutura de recepção das doações. Cabeleireiros e demais profissionais voluntários oferecerão um atendimento muito bom, com atendimento de beleza, estética e tudo isso resulte num evento para captação maior de cabelos”, concluiu.
A entrevista do vereador Luis Santos também foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal (Facebook e YouTube), onde estão disponíveis na íntegra.