Vereador destacou produtividade parlamentar e traçou perspectivas para o ano eleitoral
Em entrevista ao programa Jornal da Câmara, transmitido pela Rádio Câmara Sorocaba nesta terça-feira, 6, antes da sessão ordinária, o presidente Cláudio Sorocaba (PL) discorreu sobre assuntos relacionados à gestão do Legislativo e as expectativas sobre os trabalhos parlamentares em ano eleitoral.
Cláudio Sorocaba destacou a economia recorde de sua gestão, de R$ 23 milhões em 2023 e R$ 68 milhões ao longo dos três últimos anos, explicando que esses recursos foram devolvidos ao Executivo e a maior parte foi destinada a investimentos na área da saúde.
O presidente da Câmara explicou que sua postura financeiramente responsável remonta à sua infância. “Como vim de família simples, sei da importância de economizar, ainda mais com dinheiro público, que requer maior responsabilidade”, disse o vereador, acrescentando que toda a economia foi feita sem qualquer prejuízo aos trabalhos parlamentares.
Sobre a produtividade, Cláudio Sorocaba destacou que quase duas mil proposituras foram apresentadas pelos vereadores na primeira sessão ordinária do ano e durante 2023 as matérias parlamentares totalizaram 13773 proposituras.
Ano eleitoral – O presidente da Câmara comentou que em relação ao ambiente do Legislativo, o ano de 2024, por conta das eleições, tende a ser mais difícil diante da polarização política. Por disso, ele conta que solicitou aos vereadores o foco nos assuntos da cidade. Sobre a composição das comissões permanentes, eleitas na primeira sessão do ano, o presidente destacou o fato de terem sofrido poucas alterações, o que segundo ele significa que os vereadores estavam fazendo um bom trabalho e irão dar continuidade.
Cláudio Sorocaba contou também que os parlamentares estão se preparando para cumprir os limites impostos pela legislação eleitoral, para não infringir regras de campanha, como exemplo a participação em inaugurações, que serão proibidas com a proximidade das eleições.
Auxílio emergencial – A Lei n° 12.917, aprovada na Câmara Municipal para conceder auxílio aos munícipes que sofreram perdas diante das chuvas ocorridas na cidade, foi destacada pelo presidente da Câmara durante a entrevista. Cláudio Sorocaba parabenizou todos os vereadores, que se sensibilizaram com a situação e proporcionaram esse apoio às pessoas mais carentes mediante a aprovação da lei. Ele complementou informando que o prefeito Rodrigo Manga deve encaminhar em breve ao Legislativo um projeto de lei similar para ajudar pequenas empresas que igualmente sofreram prejuízos com as chuvas.
Por fim, outra medida citada pelo vereador na entrevista foi o início das obras de individualização de hidrômetros no conjunto habitacional Benedito Cleto, no Júlio de Mesquita Filho, destacando que a medida possibilitará que cada família pague de maneira justa o que for consumido por ela.
Cláudio Sorocaba citou diversas outras conquistas para a região do Júlio de Mesquita. “Lá não tinha asfalto, não tinha iluminação, o posto de saúde e escolas eram muito precários. A região cresceu muito, é praticamente uma cidade, e temos orgulho de ter um dedinho nessa transformação”, concluiu.
Transmitida ao vivo pela Rádio Câmara e pela TV Câmara Sorocaba, a entrevista com o presidente da Casa ao “Jornal da Câmara” pode ser assistida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).