05/02/2024 09h25
atualizado em: 05/02/2024 09h27
Facebook

Segundo o vereador, a medida é um anseio antigo da comunidade local, uma vez que às águas da chuva também se juntam dejetos

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, reivindica ao Executivo a extensão da tubulação de escoamento de água pluvial no final da Rua João Coccorulo Junior, no Jardim Jatobá, na região do Éden. Segundo o vereador, essa é uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, que o procuraram solicitando o atendimento dessa demanda.

“Há mais de dez anos estamos cobrando do Saae a realização desse serviço, que tem como principal objetivo levar a tubulação para o mais próximo possível do rio Pirajibu. Além do acúmulo da água da chuva, a situação se agrava com o grande volume de dejetos provenientes das ligações clandestinas de esgoto nas galerias de águas pluviais, o que gera um mau cheiro insuportável, incomodando sobremaneira os moradores”, afirma João Donizeti, observando que, nas proximidades, há uma escola municipal e uma área de lazer.

O parlamentar enfatiza que, além do desconforto provocado pelo mau cheiro, também há o risco de doenças. “O local se torna um enorme criadouro do mosquito Culex, que inferniza toda comunidade do entorno, e já houve, em passado recente, grandes focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, afirma, observando que, além de já ter apresentado a demanda ao Saae, também tratou do assunto com o prefeito Rodrigo Manga, quando do lançamento da reforma do Centro Comunitário e Esportivo do Jardim Jatobá.

Em razão disso, João Donizeti solicita a extensão da tubulação da galeria de águas pluviais no final da Rua João Coccorulo Junior, no Jardim Jatobá, para o mais próximo possível do Rio Pirajibu, e pede ao Saae a documentação sobre o processo administrativo referente a essa obra, que, conforme enfatiza, tem como objetivo solucionar um problema que se arrasta há mais de uma década.