O vereador sustenta que o atendimento deve ser feito sem agendamento, como no PAT Central, para não atrapalhar recolocação do trabalhador no mercado
A necessidade de agendamento para que os munícipes sejam atendidos nas Casas do Cidadão de Sorocaba, nos mesmos moldes do Poupatempo estadual, vem preocupando o vereador Luis Santos (Republicanos), especialmente em relação aos trabalhadores que estão em busca de emprego. O parlamentar defende que esses trabalhadores não precisem de agendamento prévio para serem atendidos nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), instalados nas Casas do Cidadão.
Por meio de requerimento aprovado na Câmara de Sorocaba, na primeira sessão do ano, na quinta-feira, 1º, Luis Santos observa que, no PAT Central, o atendimento é realizado sem agendamento, com atendimento imediato. “Ou seja, um trabalhador que busca recolocação no mercado de trabalho é direcionado imediatamente à vaga a que está apto, sem necessidade de agendamento prévio, o que não ocorre no PAT das Casas do Cidadão” – enfatiza o parlamentar.
Luis Santos destaca que “Sorocaba, felizmente, tem seguido na contramão do Estado e do País no que se refere à geração de empregos, com o aumento da oferta de vagas por meio de iniciativas de grande sucesso, como o Mutirão de Empregos em conjunto com o excelente trabalho da equipe de gestão do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba”. Mas o vereador considera que a necessidade de agendar atendimento no PAT das Casas do Cidadão irá prejudicar os trabalhadores que estão em busca de emprego.
“Esse novo modelo de gestão das Casas do Cidadão tem-se apresentado ineficaz, especialmente quanto à busca de emprego. O munícipe que está qualificado para uma vaga de emprego disponível naquele determinado dia não pode ficar esperando um atendimento agendado para daí a 15 dias, ele tem de ser encaminhado à vaga disponível imediatamente” – enfatiza Luis Santos, que, em seu requerimento, solicita ao Executivo que garanta o atendimento imediato ao munícipe que busca emprego no PAT das Casas do Cidadão sem necessidade de agendamento.