O vereador cita exemplo da capital paulista em que, segundo ele, a construção de piscinões contribuiu para reduzir inundações
O vereador Cristiano Passos (Republicanos), por meio de requerimento destacado e aprovado na primeira sessão ordinária do ano, realizada na quinta-feira, 1º, solicita informações ao Executivo sobre a construção de reservatórios de contenção de cheias (piscinões) para auxílio no combate a enchentes no Município.
“Os reservatórios de contenção, popularmente chamados de piscinões, são construídos para que os rios possam ter uma área de várzea artificial, evitando catástrofes causadas por chuvas fortes e ocupação irregular das áreas próximas aos cursos d’água”, explica Cristiano Passos, acrescentando que esses reservatórios contribuem para minimizar e reduzir as inundações que ocorrem nos períodos de cheias. “A construção de um piscinão não é uma obra barata e exige estudos técnicos, por isso é preciso planejamento”, observou.
Ao defender seu requerimento em plenário, Cristiano Passos lembrou que, no próximo ano (2025), haverá a votação do Plano Pluarianual (PPA). “A discussão do PPA é um bom momento para que haja um estudo mais aprofundado sobre a questão das cheias em Sorocaba. Na cidade de São Paulo, por exemplo, depois de muito alagamentos, foi adotado um sistema de asfalto permeável, que tem uma camada de absorção da água. Outra medida que São Paulo adotou e deu muito certo para evitar enchentes foi a construção de piscinões”, afirmou Cristiano Passos, citando exemplos da capital paulista.
Em razão disso, Cristiano Passos, em seu requerimento, indaga ao Executivo quantos e quais são os piscinões existentes no Município de Sorocaba e se há um cronograma para instalação de novos piscinões. Também indaga se estão sendo adotados outros métodos para combate a enchentes na cidade e se há um diagnóstico técnico das causas das enchentes, bem como estudos sobre taxa de permeabilidade das águas pluviais dos imóveis no município. Por fim, reforça a necessidade de construção de piscinões em caráter emergencial nos pontos de transbordamento que resultam em inundações.