01/02/2024 17h05
atualizado em: 01/02/2024 17h08
Facebook

Objetivo é coletar informações e estudar ações para apresentar um novo decreto que regulamente o tema no município.

A Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Legislativo, presidida pelo vereador Péricles Régis (Podemos), realizou, na tarde desta quinta-feira, 1º de fevereiro, a segunda reunião para tratar de melhorias no Transporte Especial de Sorocaba. Além do parlamentar, participaram do encontro o diretor presidente da Urbes, Sergio Barreto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba, Paulo Estausia; representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), da Secretarias de Educação, de Saúde e Cidadania e usuários do transporte especial. O vereador Francisco França (PT), presidente da Comissão de Obras, Transporte e Serviços Públicos, esteve representado por sua assessoria.

Na reunião, foram debatidas ações para aumentar a eficiência do transporte especial no município, como o novo roteirizador da Urbes para diminuir os problemas de atrasos, que deve iniciar os teste dentro de quinze dias, além da integração de informações com o transporte escolar. Também foram apresentadas sugestões para melhorar a qualidade do atendimento ao usuário, como campanhas de conscientização e responsabilidade, treinamento e capacitação de motoristas e monitores, caixa de sugestões e reclamações para usuários e contratação de PCDs pela empresa gestora do transporte.

“O objetivo desse novo encontro foi ouvir as necessidades dos usuários e apresentar e discutir novas medidas elaboradas pela Urbes para o transporte especial em Sorocaba. Entre as ações programadas estão a implementação de um novo roteirizador nos próximos quinze dias, além do estudo para criação de um novo modal”, explicou Péricles Régis.

De acordo com o vereador, o próximo passo do grupo será analisar e fiscalizar as ações para, em breve, editar um novo decreto que traga mais efetividade ao transporte especial. “Iremos fazer um acompanhamento das ações, incluindo a participação dos usuários e secretarias, para coletar dados e ter uma base sólida para redigir um novo decreto que atenda as expectativas de todos”, finalizou. Péricles ainda convidou todas as pessoas interessadas em participar do debate a procurar CMPcD, pelo telefone (15) 322-4636, ou o próprio gabinete para apresentar sugestões.