Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que solicitam as credenciais para vagas de deficientes e idosos, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) protocolou, nesta quarta-feira (31), um requerimento que pede a desburocratização desse serviço com implantação de um atendimento on-line no município.
De acordo com o parlamentar, essa solicitação foi motivada após inúmeras pessoas o procurarem para comentar sobre a dificuldade de requerer a credencial para deficientes e conseguir o laudo médico. Atualmente, a Urbes – Trânsito e Transportes exige que um modelo padrão de laudo seja preenchido pelo médico e, posteriormente, o munícipe faça o requerimento presencial.
“No requerimento peço que a solicitação da credencial para idosos e deficientes seja feita de forma on-line no próprio site da Urbes. Na cidade de São Paulo, por exemplo, já é executado dessa maneira. Precisamos implantar essa facilidade ao cidadão sorocabano”, explica o vereador Caio Oliveira.
Ainda segundo ele, o atual modelo do laudo médico causa dificuldade para que as pessoas consigam o preenchimento. “Ouvi relatos que muitos médicos não querem preencher ou possuem desconfiança sobre o documento. Dessa forma, solicito que a Urbes extinga o atual modelo padrão e comece aceitar toda carta médica, desde que constem as informações necessárias para a comprovação da deficiência”, ressalta.
No requerimento, o vereador ainda cita a possibilidade de a Urbes firmar parceria com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para facilitar a produção desses laudos sem desperdiçar consultas médicas para os que mais precisam.
(Assessoria de Imprensa – vereador Caio Oliveira/Republicanos)