Vereador encaminhou questionamentos à Prefeitura e solicitou ações emergenciais
Por meio de requerimento à Prefeitura de Sorocaba, o vereador Ítalo Moreira está cobrando esclarecimentos e medidas emergenciais para combater a crescente epidemia de dengue no município. O documento destaca a urgência diante do aumento expressivo de casos, evidenciado por recentes reportagens e dados do Ministério da Saúde.
O requerimento aborda a recente incorporação da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) e destaca a importância de definições rápidas sobre públicos-alvo e estratégias de vacinação, especialmente considerando as limitações de doses oferecidas pelo fabricante.
Ítalo Moreira ressalta a preocupação com a eficácia das ações preventivas e fiscalização, considerando o aumento de 323% nos casos de dengue em 2023. O vereador também destaca a importância da comunicação eficaz da Prefeitura sobre a disponibilidade da vacina, seus benefícios e a necessidade de adesão à imunização.
O documento inclui ainda perguntas específicas sobre a garantia do acesso equitativo à vacina, a fiscalização e punição para combater criadouros, as ações de vigilância das arboviroses e o planejamento estratégico da Prefeitura diante da possível epidemia em 2024.
“Nosso objetivo é, principalmente, obter respostas claras e ações imediatas que possam contribuir para conter o avanço da dengue em Sorocaba e proteger a saúde da população”, conclui Ítalo Moreira.
(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira)