Vereador conta que Sorocaba registrou quase 20 mil casos em 2023, com 45 mortes
No ano passado, segundo a Prefeitura de Sorocaba, foram registrados 19.876 casos de Covid-19 na cidade, com 45 mortes. Por conta dos números apontados, o vereador Fernando Dini (PP) reforçou em suas redes sociais a importância da prevenção da doença, salientando que as doses de vacina permanecem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Dini observou que há uma preocupação legítima com o aumento de casos de dengue em Sorocaba – com mais de 300% de casos a mais em comparação com 2022 – e esta época do ano favorece ainda mais o desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O vereador ressalta, entretanto, que demais doenças não podem ser esquecidas. “Sabemos que todas as doenças devem ser combatidas e por isso mesmo nenhuma deve ser esquecida. A preocupação com a Covid 19 foi aos poucos sendo deixada de lado, mas quase 50 mortes em um ano na mesma cidade, é um número alto e preocupante”, afirmou o vereador.
“A vacina evita surtos de doenças e quando temos uma que nos auxilia no combate até mesmo de uma epidemia, temos que abraçar a chance de proteção”, afirma Dini, informando que neste sábado, 17 UBSs de Sorocaba estarão abertas para que a população coloque em dia as doses de reforço contra a Covid e todas as outras que estiverem faltando na carteirinha de vacinação. “Quando a população se une, a proteção aumenta. Uma ação que vem em ótima hora”, diz o vereador, elogiando a ação da Prefeitura.
Para colocar em dia as doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (6), é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida em uma das 17 UBSs que funcionarão das 8h às 14h, onde também será possível atualizar a carteirinha de vacinação.
As UBSs que realizarão o serviço neste sábado são: Angélica, Brigadeiro Tobias, Cerrado, Éden, Escola, Fiori, Haro, Hortência, Laranjeiras, Lopes de Oliveira, Maria do Carmo, Maria Eugênia, Paineiras, Santana, Simus, Ulisses Guimarães e Vitória Régia.
No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a carteirinha de vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.
(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – PP)