29/12/2023 19h30
atualizado em: 02/01/2024 08h25
Facebook

O parlamentar encabeçou um movimento para divulgar e instituir o programa, em parceria com a PM, para coibir ações de criminosos

Atendendo a pedidos de lideranças comunitárias das zonas oeste e leste de Sorocaba, o vereador Aith (PRTB) agendou uma reunião com o tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), para tratar sobre o aumento de ocorrências criminosas em vários bairros da cidade e discutir medidas de contenção.

Durante o encontro, a representante comunitária e tutora do Programa Vizinhança Solidária (PVS) dos bairros da zona oeste, Sonia Mebius, relatou a situação insustentável e a sensação de insegurança, provocada pelos frequentes furtos e assaltos, insistindo na necessidade de reforço imediato do policiamento nessas regiões.  

A munícipe explicou ao comandante da corporação que, diante dos acontecimentos, solicitou o apoio do vereador Aith para liderar e iniciar um movimento com lideranças de outros bairros, instituições e empresários da região de Sorocaba, com o objetivo de buscar melhorias na Segurança Pública e contribuir com o trabalho do secretário da pasta no estado de São Paulo, Guilherme Derrite.

“Somos munícipes que não cobramos apenas dos nossos comandantes da Polícia Militar, iremos exigir das autoridades para que cada uma cumpra seu papel e não impacte a nós, população de Sorocaba. Chegaremos até nossos governantes para que façam leis mais severas para esses bandidos desocupados que tiram o sossego das pessoas de bem”, afirmou Mebius.

Aith foi o autor do projeto que trouxe de volta a “Operação Delegada” a Sorocaba, proposta acatada pelo Executivo, e agora encabeça um movimento para divulgar e ampliar o Programa Vizinhança Solidária (PVS) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem se sagrado como uma das mais eficientes ferramentas de policiamento comunitário.

O coronel Sidney falou sobre o trabalho social que a Polícia Militar desenvolve nas comunidades para se aproximar da população. Apresentou índices de crimes, de veículos recuperados, o processo de remanejamento e manutenção preventiva de viaturas e efetivos da PM para combater a criminalidade de Sorocaba. Ressaltou ainda a importância da participação da comunidade nas reuniões dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) e no Vizinhança Solidária, que também é utilizado como planejamento operacional. A autoridade se  prontificou a organizar uma reunião com os comandantes das companhias, com policiais e com tutores participantes do programa PVS, no início de 2024.

O vereador Aith ressaltou que o movimento de mobilização das comunidades é positivo para toda a população de Sorocaba, se comprometeu a buscar mais apoio para a Segurança Pública e cobrou medidas emergenciais para garantir a integridade dos cidadãos durante o processo de desenvolvimento de ações de combate ao crime.

Programa Vizinhança Solidária (PVS) – Desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o PVS investe na mobilização social organizada em prol do fortalecimento da cultura de paz, despertando na sociedade a integração entre as pessoas, a preocupação mútua e a sensação de pertencimento de apoio mútuo.

O programa acredita na transformação social através da empatia e da união dos vizinhos, promovendo o cuidado, utilizando um sistema estratégico de informação e inteligência que inclui a escolha de um tutor (cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM sobre prevenção primária entre outras ações e irá participar das reuniões do Conseg).

O PVS prevê ainda a visita comunitária periódica da PM à comunidade para estreitar relações e permitir que a instituição atualize os reais problemas de segurança pública de cada bairro e possa desenvolver ações de combate, além de orientar os moradores a respeito.

A adesão ao programa acontece de maneira voluntária, através de contato com a Polícia Militar, Consegs ou associações de moradores. Em se firmando a parceria, haverá uma placa no bairro, sinalizando que a vizinhança está participando da estratégia de segurança.

(Assessoria de imprensa – vereador Aith – PRTB)