Doutor Anderson Santos recebeu o Título de Cidadão Emérito por iniciativa do vereador Fernando Dini
A Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), concedeu o Título de Cidadão Emérito ao radialista e diretor da Escola do Legislativo, Doutor Anderson Santos, em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira, 13, no plenário da Casa.
Fernando Dini presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com o vereador Fausto Peres (Podemos); a secretaria Legislativa da Câmara Municipal, Márcia Pegorelli Antunes; a jornalista e mestre de cerimônias da Câmara de Sorocaba, Fernanda Brugnerotto; e o ex-secretário municipal Werinton Kermes.
Diversas personalidades prestigiaram a sessão solene na mesa estendida, como o ex-presidente da Câmara Municipal, Valter José Nunes, as ex-vereadoras Cíntia de Almeida e Neusa Maldonado, amigos e familiares de Anderson Santos, que esteve acompanhado de sua mulher, Fernanda Maldonado.
Em discurso, Fausto Peres, que também é radialista, destacou o reconhecimento profissional do homenageado. “Nossa cidade é o maior celeiro de locutores e radialistas do Brasil e o Anderson é sempre reverenciado por todos que aprenderam com ele”. O vereador salientou também suas qualidades pessoais. “É uma pessoa de personalidade, que trata todos com a mesma cortesia, a mesma sutileza”, afirmou.
Ao saudar o homenageado, Fernando Dini o classificou como um dos protagonistas da construção da comunicação, do fomento à cultura e do incentivo ao esporte em Sorocaba. O vereador discorreu sobre a trajetória profissional de Anderson Santos, destacando a criação da Rádio Câmara Sorocaba e suas conquistas como esportista. “É importante mostrar para Sorocaba nessa noite nosso mais novo filho emérito, que é um pai emérito, esposo emérito, um profissional emérito. É também uma fonte de inspiração para quem quer encontra qualidade de vida no esporte. Me orgulha reconhecer o brilhantismo da sua carreira e é uma honra caminhar ao seu lado”.
Dados biográficos – Anderson Santos nasceu em 23 de agosto de 1968. Filho de Islau Santos e Lourdes Silva Santos. Tem um irmão, Wilson Santos, hoje construtor no Rio de Janeiro.
Teve sua formação básica em Sorocaba nas escolas públicas: Sesi 123, Antônio Padilha, Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão). Tem três filhos: Alessandro Rossetto Santos, Nádia Oliveira Santos e Anderson Santos Filho. É casado com Fernanda Maldonado Monti Santos.
É radialista (Senac Sorocaba - 1987), jornalista (Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo - 1991), advogado (Universidade de Sorocaba UNISO- 2001), especialista em Direito Processual Civil (Faculdade de Direito de Itu - 2004), mestre em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie 2008) e doutor em Políticas de Educação (Universidade de Sorocaba UNISO-2022).
Sua carreira na área da comunicação teve início em 1985, como locutor, profissão que exerceu durante os anos seguintes nas melhores rádios do país: Metropolitana FM, Cacique FM. Bandeirantes FM, Educadora FM de Campinas, Transamérica FM de São Paulo, Vanguarda FM, Boa Nova AM, Ipanema FM de Sorocaba, Jovem Pan de São Paulo e Nova FM Record em São Paulo.
No âmbito público atuou por 18 anos no Poder Executivo onde desenvolveu os projetos: "Desfavelamento de Sorocaba", "Câmara de Mediação", "Se liga Sorocaba - 24 horas de Cultura". "Expo Literária", "Vai e Vem", "Mais Cultura" e "Cantata de Natal na Estação Ferroviária". Na Prefeitura de Sorocaba ocupou os cargos de Assessor Técnico, Assessor Especial; foi também Secretário da Cidadania, Secretário de Cultura e Lazer e Secretário de Comunicação da cidade de Sorocaba.
Concursado como servidor público de carreira (mestre de cerimônias) da equipe de Cerimonial Público da Câmara Municipal de Sorocaba desde 2015, atuou como supervisor da Rádio Câmara Sorocaba, tendo inaugurando a emissora. Foi o responsável pela formatação de todo o conceito de programação da Rádio Câmara que tem inovado com sua programação alinhada aos requisitos de transparência pública almejados pela sociedade, com foco nas noticias do legislativo, na cultura local e nacional. Hoje é Diretor Geral da Escola do Legislativo, onde desenvolve várias ações para a capacitação dos servidores da câmara e educação para a política e cidadania da população de Sorocaba.
Professor universitário, já lecionou no Senac Sorocaba, no curso de radialista, na Academia de Ensino Superior (Ciências e Letras), no Instituto Educacional do Estado de São Paulo e na Faculdade Ipanema - sempre nos cursos de comunicação, administração e direito.
Corredor de rua e maratonista, já participou de diversas corridas pelo Brasil e pelo mundo, entre elas Los Angeles (New Yeas Race) e San Diego (Half Marathon de San Diego). Já terminou nove maratonas: a de São Paulo (duas vezes); a do Rio de Janeiro; a de San Francisco na Califórnia; a Disney Run em Orlando; a de Chicago; Londres; Berlim e Tokyo.
A sessão solene contou com apresentações musicais do cantor e compositor Carlos Madia e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, assim como pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube), onde pode ser vista na íntegra.