13/12/2023 11h40
atualizado em: 13/12/2023 12h09
Facebook

Por iniciativa do vereador Fábio Simoa, Raissa Prelipko, José Maria Araújo e Janaína Camargo receberam honrarias do Legislativo

Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira, 12, por iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), a Câmara Municipal homenageou três personalidades: Raissa Prelipko, com o Título de Cidadã Sorocabana; José Maria Araújo, com o Título de Emérito Comunitário; e Janaína Camargo, com a Medalha Mulher Empreendedora “Ana Abelha”.

O vereador, em seu discurso, destacou a história de cada um dos homenageados. A começar pelo líder comunitário do Jardim Ipê José Maria Araújo. “Me inspirei e me inspiro em pessoas como ele, pela sua liderança. É uma pessoa que não cobra sorrisos, seu trabalho é voluntário e ele faz como um sacerdócio, um trabalho de vida. Quem passar no campo do Jardim Ipê vai ver a grama roçadinha, o banco pintado. Isso não cai do céu, está sempre assim por causa do Zé Maria. Tem uma vontade imensa de ajudar o próximo, fazer o melhor para sua região, sua comunidade e toda Sorocaba”, afirmou Fábio Simoa.

Sobre a confeiteira Janaína Camargo, destacou a determinação e espírito empreendedor. “Janaína não é apenas confeiteira, mas é uma artista. O toque de sua mão traz amor, com o coração na ponta de seus dedos. Seu ateliê completa 7 anos em 2023 e recentemente ela assumiu o novo desafio de lecionar e contribuir para a formação de novas artistas nesse ramo”.

Por fim, sobre Raissa Prelipko, sobrevivente do holocausto, o vereador destacou a história de superação. “Raissa passou por várias dificuldades, sendo o Covid-19 a última delas, sempre forte, alegre e positiva. Viveu de perto os horrores do nazismo, sobreviveu e em seus 87 anos de vida deixou muitas sementes, e tem muito ainda a deixar”, concluiu.

Sobre os homenageados –José Maria Araújo é uma grande liderança comunitária de Sorocaba, por várias décadas autuando em prol dos moradores do Jardim Ipê, Jardim do Sol, Jardim das Estrelas e região. Tem trabalhado de forma gratuita e com muito empenho em prol dos moradores destas regiões. Há vinte e oito anos em frente à equipe de Futebol Ipê, tem levado cultura e esporte para todos. Incansável e independente, José Maria já conseguiu, em todos estes anos, muitas conquistas para a região.

Janaina Cristina Soares Camargo, nascida em 1988, natural de Sorocaba, teve seu primeiro contato com a confeitaria foi em 2016, quando passava pelo pior momento de sua vida, em decorrência de insuficiência renal aguda, que a fez passar por um transplante renal. Começou a empreender no ramo da confeitaria, profissão que aprendeu e desenvolveu técnicas sozinha. É mais do que uma confeiteira, é uma artista. Em 2023 seu ateliê já completa sete anos e recentemente Janaína assumiu o novo desafio de lecionar, transferindo para suas alunas seu conhecimento e contribuindo para a formação de novas artistas no ramo.

Raissa Prelipko nasceu em 1937 na cidade de Jusouka, na Rússia, e com dois anos de idade começou a viver de perto os horrores do nazismo. Seu pai foi morto em batalha, então ela teve de fugir com sua mãe e irmãos por diversos países, migrando para o Brasil em 1948. Há 28 anos veio morar em Sorocaba, no bairro de Brigadeiro Tobias. Após passar por todas estas dificuldades de sobrevivência, vem influenciando vários jovens e adultos. No início de 2023 estreou no Teatro Municipal Teotônio Vilela, a Peça “Após Auschwitz”, que retrata a vida de Raissa e conta as lembranças da imigrante russa, interpretada pela atriz e bailarina sorocabana Regina Fonseca.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde pode ser vista na íntegra.