Concertos gratuitos e formação de músicos estão entre as atividades realizadas com recursos das emendas, também destinados às artes cênicas
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba fechou, no último final de semana, a sua temporada regular de 2023, com concertos na Sala Fundec, mas ainda fará mais uma apresentação, no dia 22 de dezembro, às 19 horas, nas festividades do “Natal Iluminado de 2023”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba. A orquestra irá realizar um concerto ao ar livre na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade, em frente à Igreja Matriz. Parte dessas atividades da Orquestra Sinfônica de Sorocaba foram subsidiadas com recursos de emendas parlamentares de vereadores da Câmara Municipal.Nos concertos realizados no último final de semana na Sala Fundec, o regente titular e diretor artístico da orquestra, maestro Eduardo Pereira, fez questão de reconhecer o apoio da Câmara Municipal de Sorocaba, por meio das emendas parlamentares, bem como de empresas privadas e outras instituições que apoiaram a orquestra. O maestro agradeceu publicamente o Legislativo sorocabano, especialmente os vereadores Ítalo Moreira, Fernando Dini (PP), Dr. Hélio Brasileiro (PSDB) e Fausto Peres (Podemos) pela destinação de emendas que possibilitaram a realização de diversas atividades da orquestra.
Várias atividades – A emenda parlamentar do vereador Ítalo Moreira possibilitou a realização de dez concertos gratuitos, em locais públicos, da Orquestra Acadêmica da Fundec, bem como cinco apresentações do Quinteto de Metais da Fundec, também gratuitas e públicas. Ainda com os recursos destinados pela emenda de Ítalo Moreira foi possível contratar seis músicos para completar o corpo artístico da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, em um programa, com um concerto gratuito, além realizar a reforma do forro da sala de aula do Núcleo de Artes Cênicas da Fundec.Já a emenda parlamentar do vereador Fernando Dini (PP) possibilitou o oferecimento de 21 aulas de técnica vocal para os músicos da Orquestra de Viola Caipira “Zé Franco”, no Parque dos Espanhóis, com uma apresentação gratuita no final do curso. A emenda de Dini também possibilitou a realização de dez apresentações gratuitas, em locais públicos, do Quarteto de Cordas da Fundec.
Compra de instrumentos – A emenda parlamentar do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB) financiou a compra de equipamentos e instrumentos musicais para os cursos e grupos da Fundec, enquanto uma emenda do vereador Fausto Peres (Podemos) possibilitou a realização de um concerto gratuito do Grupo de Câmara da Fundec na sala da instituição. Por fim, uma emenda parlamentar estadual, destinada pelo deputado Danilo Balas (PL), tornou possível o concerto ao ar livre que a orquestra fará no “Natal Iluminado de 2023”.Gerida desde 1992 pela Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), a Orquestra Sinfônica de Sorocaba irá completar 75 anos no próximo ano. Durante muitos anos teve como diretor artístico e regente titular o maestro Eduardo Ostergren, que consolidou a orquestra no cenário musical da região, buscando também o aprimoramento profissional dos músicos. Atualmente, a orquestra tem como regente titular e diretor artístico o maestro Eduardo Pereira, que conduz uma nova fase de aprimoramento e expansão do trabalho da orquestra.